quinta-feira, 23 de maio de 2013

Parlamentares destacam atuação do Proerd

Hermano Morais e Vivaldo Costa fizeram um apelo para que o governo dê total apoio às atividades de prevenção às drogas.

- Por Gerlane Lima
 

ssssA dependência química foi tema em plenário (23) nos pronunciamentos dos deputados Hermano Morais (PMDB) e Vivaldo Costa (PR). Os parlamentares enalteceram o trabalho quem vem sendo realizado no RN pelo Programa de Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e fizeram um apelo para que o governo dê total apoio às atividades.
  Vivaldo Costa se disse preocupado, como médico, principalmente com a inexistência de programas específicos para tratar os dependentes, que ficam literalmente misturados com portadores de doenças mentais. “Não existe uma linha de tratamento em nenhuma esfera do governo, nem a nível estadual, nem municipal e por hora é a prevenção o único caminho”, afirmou.
  Na sua avaliação, é um erro levar os dependentes químicos para serem tratados nos Caps, os Centros de Assistência Psicossocial, a única opção existente no SUS: “É um erro pior, que complica a situação. Minha voz é mais uma a fazer este apelo para que toda a sociedade do RN, órgãos de classe e pais de família vejam como prioridade o tratamento do dependente químico. É preciso urgentemente que a sociedade pare e se organize para saber como vai enfrentar o crack”, disse.
  O deputado Hermano Morais, que recebeu recentemente o título de Amigo do Proerd, em Macau, agradeceu a honraria e destacou o êxito do projeto. “É preciso mais apoio para que o Proerd atue cada vez mais na prevenção junto aos nossos jovens e crianças”, disse.