quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Plano Estadual do Livro e da Leitura será lançado hoje




A Secretaria de Educação do RN lança no dia de hoje (28), o Plano Estadual do Livro e da Leitura, que estabelece metas e estratégias para nortear o desenvolvimento dos programas e ações na área do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas no Estado.
De acordo com a secretária Betânia Ramalho, o documento foi construído com base no Plano Nacional do Livro e da Leitura, e no Guia para elaboração e implantação dos planos estaduais, dos Ministérios da Cultura e da Educação.
A coordenadora estadual do Proler (Programa de Leitura), Erileide Rocha, ressalta que as discussões para a elaboração do Plano Nacional foram iniciadas ainda em 2003, e desde então a equipe da secretaria participa de fóruns nacionais sobre a temática. “Com a conclusão do Plano Nacional, em 2006, a discussão em torno dos planos estaduais foram iniciadas, mas somente agora, na gestão técnica da secretária Betania Ramalho, tivemos apoio para concretizar o Plano Estadual.”
O coordenador de Desenvolvimento Escolar da Secretaria da Educação, professor Marcos Cleber, explicou como se deu a construção do documento final. Segundo ele, houve primeiramente a produção de um texto base, pela equipe técnica da SEEC, com o apoio de professores da UFRN. “Esse documento foi disponibilizado para acréscimo de sugestões e alterações, em consulta pública, realizada no mês de abril de 2013.”
O texto final será apresentado a partir das 9h desta quarta-feira, durante o VIII Encontro Estadual do Proler, que acontecerá no Auditório Angélica Moura, da Secretaria de Estado da Educação. Na programação, haverá palestra dos professores Josep Ballester e Noelia Ibarra, da Universidade de Valência (Espanha), sobre a Multiculturalidade do Ensino da Literatura. O evento contará ainda com a presença da Secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado.

* Com as informações: Eduardo Colin