terça-feira, 8 de março de 2011

08 de março-Dia Internacional da Mulher


MULHER
venha que quero mergulhar
em tuas entranhas
e debater-me em tuas águas estranhas
quero me perder entre as correntes do teu mar
debater-me entres os rochedos
e ser varrido pelas ondas gigantes dos teus cabelos
mergulhar até a poética atlanta
e buscar das profundezas
os teus mistérios entre meus dedos
desvendar velhos navios naufragados
em que ali guardem,
os segredos da tua história
nas profundezas dos oceanos escuros ...




O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1911. A data foi escolhida pela UNESCO-Organização Mundial para a Educação, Ciência e Cultura - para lembrar uma manifestação organizada de centenas de operárias que reivindicavam o direito à licença-maternidade, a redução da jornada de trabalho e salários iguais aos dos homens, em 08 de março de 1857, quando morreram queimadas 129 mulheres em uma fábrica têxtil de Nova Iorque.

No dia 8 de Março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e símbolo da emancipação feminina. E nessa ocasião, as mulheres, namoradas, mães, avós e amigas são presenteadas com um ramo de flor de mimosa pelos seus amigos, filhos, maridos, namorados e netos. Essa data é a ocasião ideal para as manifestações "femininas", conferências e encontros para trazer à atenção do público os próprios direitos.
Nem todos sabem, mas o dia 8 de Março é uma data escolhida pelos movimentos feministas que retorna à 1929. Em Nova Iorque, durante um incêndio em uma fábrica de tecidos, as operárias morreram sufocadas porque as saídas de emergência estavam bloqueadas pelo lado de fora.