sexta-feira, 11 de março de 2011

Governadora participa da abertura oficial da Campanha da Fraternidade e lembra desertificação no Seridó


Natal sediou a abertura oficial da Campanha da Fraternidade da Regional Nordeste II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, que congrega 21 dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (10).

Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema é a citação do trecho de uma carta de São Paulo aos Romanos: “A criação geme em dores de parto”. A proposta da campanha é levar toda comunidade a refletir sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivar a participação de todos nas ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

A abertura contou com a presença do arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício; da governadora Rosalba Ciarlini; da prefeita Micarla de Sousa; do bispo de Campina Grande e vice-presidente da Regional Nordeste II, Dom Jaime Vieira Rocha; do bispo de Caicó Dom Manoel Delson; do secretário da CNBB - Regional Nordeste II, Dom Genival Saraiva; do Bispo Diocesano de Guarabira (PB), Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; do coordenador da CF em Natal, padre Alcimário Pereira, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota; do presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins e demais autoridades civis e eclesiais, entre elas o padre Zezinho, um dos primeiros a evangelizar através da música.

Dom Matias abriu a solenidade lembrando que a Campanha da Fraternidade foi criada aqui no Estado. “A Campanha da Fraternidade surgiu em 1962, no município de Nízia Floresta. No ano seguinte, 19 dioceses aderiram ao movimento e em 1964, todo Brasil se envolveu e participa até hoje” disse ele. Dom Matias falou sobre o foco da CF deste ano, a preocupação da igreja com o aquecimento global e suas conseqüências. “a igreja está dando o seu grito de alerta. A terra é a nossa casa e nós queremos nossa casa limpa e arrumada. Vamos cuidar do nosso planeta” concluiu o arcebispo de Natal.

“A Campanha da Fraternidade já plantou boas ações e deu bons frutos ao nosso país. Mas este ano o tema tem um significado especial”, disse a Governadora se referindo à questão da preservação do meio ambiente. Rosalba lembrou da desertificação do Seridó, da poluição dos rios Mossoró e Potengi, da contaminação do lençol freático de Natal, cuja água já foi considerada uma das melhores do Brasil. “Como Governadora do RN, com a missão que recebi do povo que me elegeu, tenho a responsabilidade de conduzir ações para promover o bem estar deste Estado. Mas nada conseguiremos se não tivermos a comunidade ao nosso lado.” A Governadora encerrou a participação dizendo que “precisamos das orientações, das ideias e sugestões para que possamos somar esforços no que for possível nas ações que venham beneficiar e melhorar a proteção do meio ambiente.”

(Por Robson Pires)