sábado, 19 de março de 2011

Audiência Pública ao Combate a Dengue




Ministério Público faz Recomendações aos prefeitos e secretários de saúde com relação ao avanço da dengue.
RECOMENDA aos Prefeitos Municipais e aos Secretários Municipais de Saúde de Santo Antônio, Várzea , Serrinha, Passagem e Jundiá, que adotem as medidas administrativas necessárias para garantir o atendimento à população em casos de suspeita de dengue, e especialmente:

Adotem as medidas administrativas necessárias para garantir o cumprimento dos seis ciclos bimensais de combate à dengue, nos termos preconizados pelo Ministério da Saúde;
Encaminhem mensalmente todas as informações constantes dos campos da planilha enviada pela Coordenação Estadual de Dengue, relativas aos casos notificados de Dengue Clássica e Febre Hemorrágica do Dengue, óbitos, amostras enviadas, índice de infestação predial, ainda que o número de casos notificados tenha sido igual a zero.
informem à população acerca das formas de combate ao vetor, mediante campanhas educativas, através das emissoras de rádio existentes nos Municípios, da orientação aos professores, para que trabalhem a matéria nas escolas, bem como clubes de mães, associações comunitárias, centros de convivência ou quaisquer outros parceiros;
tomem as medidas administrativas e judiciais para que os agentes possam adentrar nos imóveis fechados, a fim de verificar a existência de foco e eliminá-lo.
O promotor de justiça Dr. Gerson Barbosa conforme os dados divulgados, o RN contabiliza um total de 3.229 casos notificados desde o início do ano. A doença se espalha por todo o Estado. Número de casos aumentaram em mais de 700%, em relação ao ano passado. E na sua comarca que é a 13 terceira ( Santo Antônio, Serrinha, Passagem, Várzea e Jundiá) a dados comprometedores e pediu atos administrativos urgente no combate a dengue e um relatório até o dia 20 de abril com dados positivo. Agradeceu a presença de todos.

(Por Dedé Camilo)