segunda-feira, 21 de março de 2011

Sem Lula, FHC rouba a cena durante almoço a Barack Obama


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não se fez de rogado. Aceitou de bom grado o convite do governo brasileiro para almoçar com Barack Obama no Itamaraty neste sábado (19). O Planalto esclareceu que o convite foi feito a todos os ex-presidentes. Lula não compareceu. Teria optado pelo aniversário do filho Fábio Luís, e preferido não roubar a cena no evento presidido por Dilma Rousseff.

Foi o suficiente para Fernando Henrique Cardoso surfar diante das câmeras brasileiras e estrangeiras. O tucano permaneceu de pé, no centro do salão, junto à mesa principal, conversando com o ex-presidente Sarney, durante a meia hora que antecedeu a chegada de Obama. Ao entrar na sala do almoço, Dilma foi cumprimentá-lo. Fernando Henrique respondeu efusivamente. FHC e Sarney sentaram-se à mesa principal, junto com Dilma, Obama e Michelle, enquanto Itamar e Collor, hoje senadores, sentaram-se em mesas ao lado da principal.

Ao descer a escadaria que dá acesso ao saguão de entrada do Itamaraty, FHC foi chamado aos gritos pelos repórteres: “Presidente! Presidente!” – e pareceu gostar deste súbito resgate aos velhos tempos. Aproximou-se e deu longa entrevista, em que justificou a presença de convidados tão ecléticos. Segundo ele, ali não existiam “anjos nem demônios”, e que a importância do evento justificava a presença.