sábado, 5 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe realiza hoje o “Dia D” em Santo Antonio



A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2012 será aberta neste sábado, 5, em Santo Antonio, e segue até o dia 25 de maio. De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Drª Ivone, este sábado será o “Dia D” da campanha. Das 8h às 17h todas as unidades de saúde da cidade e distritos estarão ofertando a vacina contra gripe à população, nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde.
As faixas etárias contempladas neste ano são crianças de seis meses a dois anos, pessoas acima dos 60 anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e indígenas. Numa segunda fase serão imunizados os trabalhadores da área de saúde – agentes comunitários (ACS), recepcionistas, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e funcionários que trabalham na investigação de casos suspeitos de influenza – e a população prisional.

A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1). Ela reduz os casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade.
No ano passado, 25,13 milhões de pessoas receberam a dose da vacina. A cobertura vacinal da população alvo da campanha chegou a 84%. Neste ano, o Ministério da Saúde consolidou a ampliação do público-alvo e acrescentou a população prisional, mais vulnerável a doenças respiratórias.