quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quinze cidades da Paraíba reduzem ou cancelam festas devido à seca


Pelo menos doze prefeituras na Paraíba anunciaram o cancelamento de tradicionais festas locais e três reduziram a programação junina deste ano por causa da seca. Além de Sumé, Joca Claudino, Emas, Caturité, Ouro Velho e Matureia, que já haviam divulgado os cancelametos, agora entram na lista Prata, Quixaba, Parari, Paulista, Teixeira e São José de Espinharas. Este ano, 170 cidades paraibanas decretaram situação de emergência por conta da estiagem.
Assim como outros gestores, o prefeito de Prata, Marcel Nunes (PSDB), disse na segunda-feira (21) que espera economizar para investir no combate aos problemas causados pela escassez de chuvas. A expectativa é poupar R$ 170 mil. O evento aconteceria de 8 a 10 de junho e algumas atrações já estavam previstas, como o cantor Flávio José e as bandas Forró da Xêta, Encantu's e Badauê. Segundo o prefeito, por enquanto não está faltando água, mas o uso "irresponsável" dos recursos poderia prejudicar outras ações prioritárias.
O mesmo aconteceu em Paulista, onde o gestor lamentou não poder dar continuidade à tradição do festejo junino, que foi resgatada no município há pouco tempo. "Mesmo sabendo que a festa melhora a economia do município, ela pode trazer m transtorno ainda maior. Podemos deixar para comemorar depois", disse Severino Pereira Dantas (PTB).