terça-feira, 29 de maio de 2012

RN está entre as principais rotas do tráfico de pessoas

O Rio Grande do Norte está entre os quatro estados brasileiros com maior incidência de tráfico de pessoas. Os dados são da Comissão de Inquérito Parlamentar do Senado – a CPI do Tráfico de Pessoas.  Nesta segunda-feira, 28, os dados foram apresentados durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, dirigida pela presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB/AM).
O Estado é apontado como uma das 241 rotas de origem de tráfico transnacional e interestadual para exploração sexual. No Estado, a estimativa é que cerca de 100 pessoas sejam vítimas do crime.
Em geral, as vítimas são aliciadas por falsas propostas de melhoria de vida e, quando chegam ao destino, submetidas a situações adversas. Em 66% dos casos as vítimas são mulheres, com idade entre 15 e 25 anos. Os principais destinos são Itália, Portugal, Espanha e, no Brasil, estados das regiões Sul e Sudeste.
De acordo com a ONU, o crime acomete cerca de 60 mil pessoas e movimenta em média US$ 32 bilhões, por ano, sendo considerada a terceira atividade mais lucrativa dentro do crime organizado.
Para tentar coibir os números, um Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será instalado no Estado, para subsidiar órgãos policiais e judiciais com dados para investigação.  Uma frente Parlamentar de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será criada na Câmara Municipal do Natal e também na Assembleia Legislativa.

(Por: Gilmar Cardoso)