segunda-feira, 7 de maio de 2012

Título Eleitoral: Muita gente no Cartório Eleitoral de Santo Antônio/RN, nos últimos dias do prazo(09/04), para regularizar o Título Eleitoral.



Cartório Eleitoral de Santo Antônio/RN
Muita gente compareceu hoje (07/05) ao Cartório Eleitoral de Santo Antônio/RN para tirar o 1º Título Eleitoral,  para transferência ou apenas para regularização.
A maioria das pessoas deixam para a última hora, mas para os atrasados de plantão  é bom saber que  quem ainda não regularizou o título de eleitor pode comparecer aos cartórios eleitorais até a próxima quarta-feira (09) . O atendimento dura cerca de 5 minutos e o eleitor já sai do local com o documento. E  quem não apresentar até este dia não votará nas próximas eleições.

Primeiro título
Para os que vão fazer o alistamento, ou seja, tirar o primeiro título de eleitor, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando documento oficial com foto e comprovante de residência. Pode se alistar o cidadão que tiver 16 anos completos até o dia da eleição. Para os maiores de 18 anos o alistamento é obrigatório.
Transferência
O eleitor que mudou de município, estado ou país e vai pedir a transferência de domicílio, deve comparecer com o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, documento oficial de identidade - com foto - e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, etc) que ateste o mínimo de três meses no novo domicílio. Esse eleitor também tem que ter o intervalo de no mínimo um ano entre a última movimentação ou transferência.
Revisão e 2ª via
Aquele eleitor que desejar apenas alterar seus dados pessoais, ou local de votação, sem mudança de município, deve pedir uma revisão. Esse também deve apresentar o título de eleitor (se possuir) comprovante de residência, documento oficial de identificação (com foto), certidão de casamento, se for o caso de mudança de nome. Os que vão requerer a segunda via devem procurar, preferencialmente, o cartório da Zona Eleitoral onde estão inscritos com documento de identidade com foto e devem estar quites com a Justiça Eleitoral.
Sem o título de eleitor, o cidadão não poder votar. Além disso, ele pode não conseguir fichar em uma empresa, obter um diploma, tirar passaporte, abrir conta em banco, participar de concurso público, fazer um empréstimo ou financiamento.