terça-feira, 29 de maio de 2012

O aumento do número de vereadores

De forma democrática, venho contrapor o que está sendo muito discutido nos municípios do Brasil. “ O aumento do Número de Vereadores”. A emenda constitucional prevê que o nosso município  pode ter 11 vereadores. A opinião de Algumas pessoas acerca do aumento de vereadores na câmara municipal é desfavorável. Você sabia que o aumento ou não da representatividade legislativa municipal não altera a fatia proporcional da câmara municipal de vereadores de Santo Antonio-RN, que continuará sendo de 7% do orçamento municipal. Ou seja, independente do número de vereadores, 09 ou 11 edis, os valores destinados para cobrir os custos do palarmento municipal de vereadores, assessores, demais colaboradores e despesas mensais serão os mesmos. A quantidade menor de vereador não gera economia.  O que eventualmente pode ocorrer é a redução de assessores ou mesmos da remuneração dos vereadores para atender a chegada dos novos.
 Eu concordo com o aumento de vereadores pelo seguinte fato: 
 A quantidade de vereador não gera Economia para o município, os gastos são os mesmos, a população está consciente disto.
As comunidades rurais e os bairros podem ter mais vereadores cobrando do prefeito, ações importantes para estas localidades.
Enquanto o número a menos de vereadores, acaba a população ficando sem saber de seus interesses. Quanto maior o número dos mesmos, o salário dos vereadores automaticamente se dividirá, ou seja, o salário que antes era entregues para 9, será dividido para 11.
Enfim, declaro que sou a favor do aumento do número de vereadores, desde que a sociedade, o cidadão seja participativo dessa mudança. O eleitor deve através de seu voto eleger pessoas que possam representar a sociedade em geral, com qualificação que todos se sintam bem representados. Que o aumento de vereadores de Santo Antonio não baixe a qualidade pelos novos vereadores. Desde já peço que a sociedade pense bem, antes de tomarem qualquer decisão. As eleições será este ano, não vendam seu voto e muito menos troque por algum interesse próprio. Lembre-se é na política que todos precisam de cada um de nós. Em suma agradeço desde já a  todos e peço que reflita melhor sobre o assunto.