domingo, 25 de novembro de 2012

Peixe ao molho de escabeche: sofisticação à sua mesa

Veja como um simples molho faz o diferencial, tornando um prato comum e uma receita sofisticada.

Por Gerlane Lima

Um molho pode fazer a diferença de qualquer receita, pois revela a sensibilidade e criatividade de quem está à frente do fogão.

No universo de aromas, sabores e texturas, encontram-se vários tipos de molhos, que vão desde os mais básicos até os mais elaborados.

Eles são uma excelente ferramenta para variar e dar um toque especial em suas receitas. Uma massa, por exemplo, muda de sabor com o toque do molho.

Pensando nisso, a Marta Oliveira, dona de casa e voluntária da LIGA, que também ministra cursos de culinária, traz hoje a receita de um peixe ao molho de escabeche, um prato perfeito para incrementar a mesa neste domingo.

Veja as dicas e bom apetite!

Ingredientes:
- 2kg de peixe em posta;
- 1 caixa 250g de ketchup apimentado;
- 1 caixa 250g de extrato de tomate;
- 2 tabletes de sazon;
Tomate, cebola, pimentão, coentro cortado miudinho, vinagre, limão, sal e azeite.

Modo de fazer:
Coloque as postas de peixe de molho no limão, vinagre e sal durante 30 minutos. Frite as postas no óleo quente (não deixe fritar muito). Arrume o peixe numa forma refratária retangular e reserve.

Em uma panela, refolgue a cebola, tomate, pimentão no azeite, acrescente o ketchup, o extrato de tomate, o sazon e leve ao fogo. Quando estiver fervendo desligue e jogue esta molha em cima das postas de peixe e leve ao forno por 15 minutos. E está pronto para servir. (Bom Domingo)