sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Carnatal: 85% de foliões a menos


Gustavo Carvalho informou que especialista vai montar projetoO público do Carnatal 2013 será de, no máximo, 15% da quantidade de pessoas estimadas no ano passado. De acordo com um dos diretores da Destaque Promoções, o deputado estadual Gustavo Carvalho, o Parque Estadual Aristófanes Fernandes tem capacidade para abrigar em seus 27 hectares até 50 mil pessoas por dia, podendo chegar a 150 mil se contados os três dias programados para o evento. Carvalho estima que, no ano passado, número de foliões chegou a 1 milhão nos quatro dias de folia.

No comparativo entre os números de 2012 e a estimativa diária de público para este ano, a queda é de, pelo menos, 85%. “O Carnatal de rua abrigava durante os quatro dias algo em torno de 250 mil por dia. Mas nós também diminuímos o domingo. Com isso, tem uma redução natural na quantidade de pública este ano”, explicou Gustavo Carvalho.

O diretor da Destaque informou ainda que o acesso dos foliões ao parque será através de abadá. Já a participação da chamada pipoca será viabilizada mediante a compra de ingresso popular. O valor dessa entrada ainda será definido. “Essas pessoas que vão entrar com o ingresso popular terão acesso a um espaço com alguns shows, além de ter oportunidade de ver os trios”, disse ele. Na quarta-feira passada, a Destaque divulgou que o início das vendas está previsto para o dia 23 de outubro.

Segundo Gustavo Carvalho, todo o espaço asfaltado do Parque será usado para o percurso dos trios elétricos. “Passamos o dia de hoje [ontem] reunidos e ainda não temos informações precisas sobre como será o percurso, como serão dispostos os camarotes e as arquibancadas. Amanhã à tarde devemos marcar um horário para que na segunda-feira [21], de manhã ou à tarde, possamos informar todos os detalhes”, acrescentou.

Carvalho informou ainda que neste fim de semana a Destaque recebe um especialista técnico que vai montar todo o projeto para compor os espaços.

A expectativa da Destaque é que três blocos se apresentem a cada dia. “O único que ficará todos os dias será o Nana Banana. O Asa terá dois dias, Ricardo Chaves dois e Ivete Sangalo um dia. Temos também um outro bloco que ainda está para ser definido amanhã [hoje]”, adiantou Gustavo Carvalho.

Contrapartida

A Associação Norte-Riograndense dos Criadores (Anorc) vai receber R$ 200 mil reais para sediar o Carnatal no Parque de Exposições Aristófanes Feranndes. Além disso, 20% do valor arrecadado com ingressos populares e outros 20% do que for pago em taxa de estacionamento – que tem espaço para 5 mil veículos – serão repassados a Associação.

Segundo o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, a proposta acatada pela diretoria da instituição prevê ainda que a Destaque se responsabilize por qualquer restauração que seja necessária após o evento.

O Parque sedia até domingo a Festa do Boi. Por esse motivo, diz Marcos Aurélio, a Anorc requisitou à Destaque que aguarde até 1º de novembro para dar início os serviços de adaptação do espaço para o evento. “Serão necessárias algumas obras, tais como a elevação da rede elétrica, para que não haja o menor risco para os trios elétricos. As ruas por onde a Destaque pensa em fazer o percurso dos trios talvez precisem de um alargamento ou ampliação da área asfaltada”, informou. Ainda de acordo com Marcos Aurélio, o valor arrecadado com a cessão do Parque será aplicado em obras de ampliação, melhorias e manutenção do espaço.

Números

Confira como será a micareta:

- 3 blocos vão garantir a diversão dos foliões a cada dia;

- 50 mil é o número máximo de foliões que o Parque Aristófanes Fernandes comporta por dia;

- 250 mil foi o número de foliões contabilizados pela Destaque em 2012;

- 5 mil veículos cabem no estacionamento do Parque;

- 23 de outubro é o dia informado para o início das vendas do Carnatal;

Estrutura

- O acesso ao parque será garantido através do abadá;

- a Destaque também vai oferecer ingressos a preços populares – preços ainda serão definidos;

- a festa terá camarotes e arquibancadas.

-Por TN Online