quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desfile de 7 de Setembro leva multidão à Praça Cívica em Natal





A participação de um número maior de escolas vem tornando o desfile cívico cada vez mais popular.
Teve até gente nas árvores do canteiro central vendo o desfile.Como tem sido de praxe, 7 de setembro em Natal é dia de desfile na Praça Cívica, encerrando a Semana da Pátria. E este ano, visivelmente, a multidão foi maior que em 2009, quando o evento reuniu, pelas contas, umas dez mil pessoas. De vista, havia gente esperando ao longo da Prudente de Morais até além da Rua Apodi. Isto sem contar os que assistiram dos prédios próximos e até nas árvores do canteiro central.
Uma das razões para tal público foi a participação de um número maior de escolas.
O desfile começou minutos após a chegada do governador, seguindo-se um combinado de bandas militares e - abrindo o desfile cívico-escolar - a Banda Severino Cordeiro e a E M Ferreira Itajubá, das Quintas, "puxando" os representantes da rede municipal.
Seguiram-se as escolas estaduais, começando com o Atheneu Norte-Rio-Grandense e a E E Anísio Teixeira.
Foram as duas primeiras. Na sequência, foi a vez da E E Jean Mermoz.
Também desfilaram a E E Berilo Wanderley, a E E Judith Bezerra, o Instituto Ary Parreiras, a E E Winston Churchill, e por fim a E E Professor Varela Barca.
A partir daí foi a vez da rede privada, começando com o Instututo O Mestre, e o Colégio das Neves.
Outras instituições também se fizeram presentes
Os pavilhões, aplaudidos, abriram caminho para os Ex-Combatentes - os representantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuaram na II Guerra Mundial (1939-1945).
A Fundação Rampa lembrou do encontro entre os presidentes Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas em terras potiguares durante a II Guerr
Após, vieram o Proerd e a LBV.
Houve ameaça de chuva - a multidão não arredou o pé.
Os Escoteiros e os Desbravadores encerraram a parte cívico-escolar.
Com a entrada da Marinha, deu-se início à parte militar do desfile, que seguiu até aproximadamente o meio-dia com as demais forças.