quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mais de 3.860 agências bancárias fecham no 1.º dia de greve

No primeiro dia de paralisação, os bancários fecharam, pelo menos, 3.864 agências em todas as capitais e cidades do interior onde há presença de instituições financeiras, além de centros administrativos de todos os bancos, segundo informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiros (Contraf).

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o país conta com 19.830 agências bancárias. Portanto, a paralisação do setor atingiu quase 20% do total.


Bancários de todo o país aderiram à greve da categoria (Foto: Anay Cury/G1)O balanço da Contraf ainda é parcial e foi feito com base em dados enviados pelos sindicatos até as 18h. De acordo com a entidade, este índice de paralisação é superior ao alcançado no primeiro dia da greve do ano passado, quando os bancários fecharam 3.585 agências.

Clientes encontram agências bancárias fechadas nesta quartaCom greve, agências bancárias no centro do Rio amanhecem fechadasBancários aprovam greve a partir desta quartaA greve atinge os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e todos os bancos, públicos e privados, e não tem prazo para terminar. “Como nos anos anteriores, a tendência é o índice de paralisação aumentar a partir do segundo dia, uma vez que os bancos até agora não acenaram com a retomada das negociações para apresentar uma proposta que contemple as reivindicações dos trabalhadores”, disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do comando nacional, por meio de nota.

(por G1)