sábado, 12 de fevereiro de 2011

2º MANDATO




Fábio Faria afirma que prioridade do PMN em 2011 será a reforma política


Eleito líder do PMN, o deputado Fábio Faria (RN) afirma que a discussão da reforma política será o principal objetivo do partido neste ano. Ele disse estar otimista: “Tenho certeza que desta vez sai, no mandato passado ficamos devendo isso ao Brasil. Esse modelo é antigo e ultrapassado”, sustenta. Para o novo líder, o texto deveria ser votado ainda neste semestre.

Um dos pontos que o PMN defende, segundo Faria, é o voto majoritário. Em sua concepção, a “população não consegue entender que um deputado com 30 mil votos receba o mandato e outro que conseguiu 150 mil não seja eleito”.

No debate da reforma política devem entrar ainda, conforme o líder do PMN, a discussão de aspectos como voto em lista, financiamento público de campanha, verticalização e coincidência de todos os mandatos eletivos.

A ideia de “fatiar” essa reforma, já defendida pela presidente Dilma Rousseff, não agrada ao parlamentar, que prefere votar o “pacote completo”. Segundo ele, “se for fatiado, vota-se só a primeira fatia e depois não se coloca a segunda para votar”.

Ao entregar a Mensagem Presidencial ao Congresso, no início deste mês, Dilma se comprometeu a trabalhar com o legislativo para aprovar as reformas política e tributária. No caso da reforma política, afirmou, “são necessárias mudanças que fortaleçam o caráter programático dos partidos e deem mais transparência à atividade pública”. Em relação ao governo, Faria diz que o PMN manterá posição de independência. “Toda semana avaliamos a pauta e o partido toma suas posições”, explicou.

Outra discussão a ser encampada pelo PMN, de acordo com Faria, é o combate ao crack. O partido também é favorável à aprovação da PEC 300/08, que estabelece piso salarial nacional para policiais e bombeiros militares.


PERFIL - Aos 33 anos, Fábio Faria, que é administrador de empresas, está em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal. Na última legislatura, assumiu a presidência da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack e foi vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto.