segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Eu perdi pro meu corpo", diz Ronaldo ao anunciar aposentadoria


O atacante Ronaldo Fenômeno confirmou no início da tarde desta segunda-feira (14) que está encerrando a carreira de jogador de futebol. A aposentadoria foi motivada pelo o que ele classificou como "fracasso" no projeto Libertadores do Corinthians, clube pelo qual atuava. "Eu perdi pro meu corpo", disse o atleta eleito três vezes o melhor do mundo pela Fifa.

Divulgação
Ronaldo falou pela primeira vez que sofre de hipotireoidismo nesta segunda-feira
"Como todos vocês sabem, eu vim aqui hoje para anunciar que vou encerrar minha carreira. Essa carreira foi linda vitoriosa. Fiz muitos amigos e não me lembro de ter feito nenhum inimigo", falou.

Ronaldo falou pela primeira sobre uma anomalia que sofre: "Descobri há quatro anos, no Milan, que sofro de hipotireoidismo e que teria de tomar remédios proibidos no futebol". O hipotireoidismo é um distúrbio que cursa com a falta de hormônio da tireóide (tireóide preguiçosa). Os sintomas mais comuns da doença são cansaço excessivo, desânimo e ganho de peso.

"Fui vítima de chacotas de muitos de vocês, que devem estar constrangidos por agora saberem que sofro de uma doença. Mas que não guarda mágoas", disse.

Agradecimentos
Ronaldo abriu a coletiva fazendo diversos agradecimentos, inclusive a rivais que tenham sido desleiais com ele.

"Agradeçou a todos os clubes por qual passei: São Cristóvão, Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madri, Milan e Corinthians. Agradeço a todos os jogadores que jogaram comigo ou contra. A todos que foram leais ou desleais. Treinadores com os quais teve boas relações ou divergências de opiniões".

O atleta também agradeceu aos patrocinadores e aos críticos, "que me ajudaram a ser mais forte em todos os momentos da minha vida".

Ronaldo chorou ao se referir à torcida. "Quero agradecer também a toda torcida brasileira, que vibrou e sofreu comigo. Mas quero agradecer em especial à torcida do Coririnthians, porque eu nunca vi nenhuma torcida tão emocionante, mesmo que isso às vezes saia um pouco do controle".

Ainda sobre o Corinthians, o agora ex-jogador pediu desculpas por ter fracassado no projeto Libertadores. "Minha história aqui foi linda, foi maravilhosa. Continuarei ligado e vinculado ao clube da maneira que você quiser, presidente. Muitas vezes vocês vão me ver no estádio torcendo pelo Corinthians.

Antes de começar a responder a perguntas de jornalistas, Ronaldo disse que agora vai se dedicar à fundação "Criando Fenômenos", que pretende fundar em breve.

Perguntas e respostas


Quando você decidiu pela aposentadoria?
Depois de mais uma contusão no adutor, decidi na quinta-feira passada (10) que iria parar. É muito duro você largar tudo ao qual se dedicou tanto. Eu perdi pro meu corpo e esse é o momento. Farei outras coisas na vida. Já estou até com saudade de concentração.

Como sua família reagiu a essa decisão?
As pessoas que estão próximo sofrem comigo. Eu sinto dor até mesmo ao subir uma escada. Todos me entenderam desde a primeira vez que eu falei. Eu me doei ao futebol. Fiz todos os sacrifícios que alguém pode fazer e não em arrependo.

Qual foi o momento mais especial de sua carreira?
Tenho dois momentos especiais na carreira: com a seleção brasileira, a Copa do Mundo de 2002, que foi o título mais importante; e o segundo momento foi ter visto este bando de loucos apaixonados, ter convivido com eles e me tornar um deles.

Como foram esses últimos cinco dias?
A minha família tava viajando e quinta-feira, quando eu decidi, as dores me possuíam, me consumiam e eu não conseguia pensar em mais nada. Este último ano foi péssimo, de muitas lesões. E começar o ano já com uma lesão foi o que me motivou (a se aposentar). E eu fiquei de sexta até hoje de manhã em casa, sozinho, e quebrando a cabeça pra caramba.

Em que você poderá ajudar o Corinthians a partir de agora?
Serei uma espécie de embaixador institucional, levando o nome do clube lá pra fora.

Você se considera um exemplo pra torcida do Corinthians, por assumir sua parcela de culpa pelo fracasso no projeto Libertadores?
Não sei se sou exemplo. Apenas assumi minha parcela de culpa. Futebol é isso: se ganha e se perde.

Você faria algo de diferente na carreira? Planeja um jogo de despedida?
Não faria nada de diferente. Talvez daqui a 15 ou 20 anos, quando a Medicina estiver mais evoluída, problemas semelhantes ao meu sejam melhor tratados. E por enquanto não vou fazer despedida, mas talvez em junho ou julho possa fazer uma grande festa com amigos.