sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carnaval do CAPS: Muita animação, máscaras e fantasias: foliões comemoraram antecipadamente





O local escolhido para a folia antecipada foi o sítio de Gilvan, onde os usuários do Centro de Atenção Psicossocial/Caps de Santo Antonio, esbanjaram ontem (24.02) alegria ao som de antigas marchinhas carnavalescas. As máscaras tornaram o colorido da tarde diferente, os mais velhos relembraram os bailes de sua época; os mais novos aproveitaram para confraternizar com seus colegas e alguns familiares, que também compareceram à festa.

O objetivo da atividade foi reinserir socialmente os usuários do sistema que, muitas vezes, são isolados da sociedade, por conta de alguma deficiência mental; atividades como o carnaval, trazem para realidade deles eventos que estão no calendário nacional, propiciando oportunidades de sociabilização com funcionários, colegas e parentes. O coordenador do centro, Saulo, explicou que atividades como essa são fundamentais porque “a receptividade dos usuários e dos familiares com os eventos é muito grande, pois para eles este é o momento de se divertir”, disse.

Como todo baile de carnaval que se preze, não faltou as fantasias: vestidos de ciganas, bailarinas, zorro , pirata entre outros, os foliões desfilaram com muita descontração.

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS - Atende pessoas com depressão, neuroses e psicoses. Além de reabilitar a saúde dos pacientes, o centro atua no resgate da cidadania dos portadores de transtornos mentais.