segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Governadores pedirão a Dilma para poupar NE de corte no Orçamento



Hoje, presidente vai a encontro entre governadores da região.

A presidente Dilma Rousseff participa hoje (21) do XII Encontro de Governadores do Nordeste, em Aracaju (SE). Será a primeira oportunidade de Dilma desde que tomou posse de apresentar propostas para a região que deu a ela 18,4 milhões de votos no segundo turno da eleição presidencial, mais que o dobro do obtido pelo candidato adversário, José Serra (PSDB).

No encontro em Sergipe, os governadores querem garantir que o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011 não afete investimentos do governo federal na região.

Outra questão que deve ser levantada durante o encontro com a presidente é a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). A proposta, conhecida como “nova CPMF”, prevê a cobrança permanente de uma alíquota sobre as movimentações financeiras, a exemplo do que ocorria com a CPMF, que foi extinta em 2007.

A arrecadação seria destinada unicamente para a saúde. O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), defendeu o projeto e a regulamentação da Emenda 29, que estabelece um valor mínimo de repasses da União para saúde.

O encontro de governadores com Dilma contará com a participação dos governadores de Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia e Minas Gerais. Apesar de Minas fazer parte da região Sudeste, o governador do estado, Antonio Anastasia (PSDB), estará presente porque o norte mineiro tem características geográficas semelhantes às do Nordeste.

(Por G1)