sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cidade de Mossoró em alerta: Bandidos que aterrorizaram SC já estão no presídio federal



Já estão no presídio federal de Mossoró os bandidos da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC), que estavam provocando o terror em Santa Catarina. O avião da Força Aérea Brasileira, um Hércules C-130, aterrisou no Aeroporto Dix-sept Rosado na tarde deste sábado (16), onde um esquema especial estava montada para levar o comboio ao chamado "caldeirão do diabo", localizado a menos de 10 quilômetros da zona urbana da cidade.
A transferência dos membros do PGC para Mossoró foi determinada pelo Ministério da Justiça, como medido para conter os ataques de violência nas cidades de Santa Catarina.
Segundo o ministro José Eduardo Cardozo, não havia outra alternativa, uma vez que os bandidos estavam comandado os ataques direto dos três presídios federais de Santa Catarina.
Ao todo o presídio federal de Mossoró recebeu 37 detentos, todos considerados de alta periculosidade. Eles se juntaram a outros elementos perigosos que já estavam no "caldeirão do diabo" e que foram trazidos de estados do Sul do País.
Os membros da facção criminosa são responsáveis por mais de 100 ataques em Santa Catariana, que atingiram a capital Florianópolis e outras 30 cidades do interior. Oa ataques começaram no dia 30 de janeiro, atingindo transportes coletivose prédios públicos.
 
HISTÓRICO

O presídio federal foi trazido para Mossoró pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e pelo ex-presidente Lula (PT). Os dois se uniram em 2006 para viabilizar o projeto. Na época, houve reação de setores da sociedade, pois temia-se as consequências danosas ao processo de desenvolvimento da cidade, mas Wilma e Lula não recuaram.
Para construir o presídio em Mossoró, o Governo Federal gastou mais de 30 milhões de reais, enquanto a então governadora Wilma fez a doação do terreno, em área próxima a Penitenciária Agrícola Mário Negócio, à margem da RN-015, de acesso ao município de Baraúna.