segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Próxima reunião de análises climáticas do NE será esta semana em Parnamirim/RN


Assessoria da Emparn
Carla Albuquerque / Da Redação
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do rio Grande do Norte (EMPARN) realiza nos dias 21 e 22 de fevereiro a IV Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil na sede da na base física do Jiqui, em Nova Parnamirim.
O objetivo da reunião é a análise realizada pelos meteorologistas das condições oceânicas- atmosféricas e a previsão de chuvas para o trimestre de março, abril e maio de 2013.
A última reunião realizada em Fortaleza em janeiro teve a participação da Fundação Cearense de Meteorologia do Estado do Ceará (FUCEME) e os núcleos estaduais de meteorologia do Nordeste. Na analise concluíram que as condições apresentadas pelos campos dos parâmetros oceânicos- atmosféricos durante os próximos três meses (fevereiro, março e abril) afirmam que as chuvas no semiárido da região Nordeste ocorrerão entre as categorias abaixo do normal a normal.
No ultimo fim de semana choveu em diversos municípios da região Alto Oeste do estado como na cidade de Luis Gomes que registrou mais de 100 milímetros de chuvas em apenas uma noite.
Em Antonio Martins os pluviómetros registraram 170 milímetros, em Serrinha dos Pintos 180, Paraná 65 milímetros, 115 em Frutuoso Gomes, 112 em Martins, 60 em Pau dos Ferros.
 Os moradores destas cidades aproveitaram as fortes chuvas que a muito tempo não chegavam na região encheram suas cisternas.