segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Henrique Eduardo Alves é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) foi eleito para a Presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2013-2014. O parlamentar mais antigo da Casa, com onze mandatos consecutivos na Câmara, foi eleito com 271 votos, conseguindo a eleição no primeiro turno, superando Chico Alencar (Psol-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES), que tiveram, 11, 165 e 47 votos, respectivamente. Foram 3 votos brancos.

Henrique vai ocupar a vaga deixada por Marco Maia (PT-SP). O peemedebista firmou compromisso para fortalecimento do Legislativo e prioridade para a discussão de PECs específicas.
Ed Ferreira/AEHenrique foi eleito para o biênio 2013-2014 no comando da Câmara dos DeputadosHenrique foi eleito para o biênio 2013-2014 no comando da Câmara dos Deputados

Durante o discurso em plenário, antes da disputa com os deputados Chico Alencar, Rose de Freitas e Júlio Delgado, Henrique disse que a Câmara é injustiçada. "Não é pelos seus defeitos, é por ela se expor, por ela ser verdadeira. Mas todo mundo aqui chegou pelo voto consciente e livre do povo brasileiro", disse o parlamentar.

Argumentando que conhecedor do funcionamento do Legislativo, Henrique disse que, pela história que construiu no Parlamento, tem a obrigação de cumprir um bom papel enquanto presidente da Câmara.

"Eu não me perdoaria se depois que ali me sentar dissesse que não pude fazer isso. Quem tem 42 anos aqui, conhece essa Casa, suas entranhas, qualidade, defeitos, somos o conjunto da sociedade brasileira nas suas facetas, seus sonhos, na sua esperança e no seu caráter. Quem tem essa história é fazer ou fazer. Se Deus quiser, eu vou fazer, nós faremos juntos", disse Henrique, antes da eleição.

Como presidente da Câmara, Henrique firmou o compromisso de priorizar a apreciação dos vetos presidenciais e formar comissões para a discussão de Projetos de Emenda à Constituição (PECs) que tratam sobre o orçamento impositivo, que obrigaria o Governo Federal a aplicar os recursos definidos no Orçamento Geral da União e modificados através das emendas parlamentares..

Além de Henrique Eduardo Alves, outro parlamentar do Rio Grande do Norte fará parte da Mesa Diretora da Câmara. O deputado Fábio Faria foi eleito para o cargo de 2º vice presidente. Após ser eleito em primeiro turno presidente da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) assumiu o comando da Mesa Diretora e procedeu à apuração dos votos para os demais cargos. Confira a lista dos demais eleitos:
- Andre Vargas (PT-PR) - 1ª Vice-Presidência
- Marcio Bittar (PSDB-AC) - 1ª Secretaria;
- Simão Sessim (PP-RJ) - 2ª Secretaria;
- Maurício Quintella Lessa (PR-AL) - 3ª Secretaria;
- Biffi (PT-MS) - 4ª Secretaria.
- Suplentes de secretário: Gonzaga Patriota (PSB-PE), Takayama (PSC-PR), Vitor Penido (DEM- MG) e Wolney Queiroz (PDT-PE).

-Por tribuna Oline