quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sandra Rosado disputa com Wilma de Faria o comando do PSB do RN



A deputada federal Sandra Rosado está trabalhando em duas frentas para as eleições 2014. A primeira, para assumir o comando do PSB do Rio Grande do Norte; a segunda, emplacar a filha deputada Larissa Rosado em chapa majoritária. Uma depende da outra.
Não são tarefas fáceis, uma vez que há resistência dentro do próprio partido.
Para assumir o controle do PSB potiguar, a líder do rosadismo bate de frente com a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que é uma das fundadoras do partido no RN.
Wilma, inclusive, já procurou o líder nacional do PSB, governador Eduardo Campos (PE), para apresentar queixas. No encontro ocorrido na semana passada, a vice-prefeita disse que não abrirá mão do comando da sigla. E cobrou apoio.
Sandra, porém, não vê Wilma como obstáculo insuperável e tem razões para pensar assim. Nos últimos dois anos, a ex-governadora perdeu prestígio.
Em 2010, depois de oito anos governando o RN, não conseguiu se eleger senadora, perdendo a campanha de forma bisonha para os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM). Inclusive, a sua votação foi superada pelos números de branco e nulos.
Wilma com o filho Lauro Maia: em baixa na política e com problemas na Justiça
Em 2012, Wilma teve que aceitar ser vice do prefeito Carlos Eduardo (PDT), expondo a sua dificuldade de disputar a Prefeitura de Natal como cabeça de chapa. Atuou como coadjuvante, numa campanha eleitoral sem atrativos e sem empolgação.
A situação da ex-governadora se torna ainda mais grave diante problemas que ela e membros de sua família enfrentam na Justiça, em virtude de escândalos ocorridos no seu governo.
O filho Lauro Maia (PSB), que tentou – sem sucesso – se eleger deputado estadual, responde processo nas operações “Hygia”, “Sinal Fechado”, “Ouro Negro”.
O irmão Carlos Faria foi acusado como chefe da quadrilha do “Foliaduto”.
E uma filha estava recebendo dinheiro do falecido MEIOS, como presidente, sem sequer aparecer no local de trabalho, o que gerou investigação.
Diante da fragilidade da ex-governadora, a deputada Sandra Rosado avançou e conseguiu conquistar a simpatia de Eduardo Campos, a partir dos fortes laços de amizade com a mãe do governador, a ex-deputada Ana Arraes. Com essa força, a líder do rosadismo espera assumir o controle do PSB no Estado. Depois, irá costurar a posição de Larissa em chapa majoritária nas eleições 2014.
Esse projeto, porém, não encontrará facilidade. Sandra quer Larissa na majoritária, mas sem correr riscos. Daí, ela sonha com eventual rompimento do PMDB com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Se isso ocorrer, teoricamente, o ministro Garibaldi Filho ou o deputado Walter Alves seria candidato a governador, com Larissa vice.
Na entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, Sandra Rosado amenizou a disputa – silenciosa – pelo comando do PSB estadual, ao afirmar que existe um acordo para o partido ser conduzido pelos grupos de Wilma, do ex-governador Iberê Ferreira de Souza e o seu grupo, de forma igualitária, o que vem ocorrendo, segundo a deputada.