sábado, 6 de agosto de 2011

Formatura do Proerd em Santo Antonio será realizada na tarde de hoje



Acontece neste sábado(06), as 16hs. no Ginásio de Esportes do CAIC, a formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do nosso município. Muitos alunos receberão o certificado de participação no programa. Implantado em nossa cidade em 2011, o Proerd é desenvolvido pelos policiais da PM do RN.

O programa é baseado no trabalho desenvolvido pela ONG americana Drug Abuse Resistance Education (DARE), criado em 1983 pelo Distrito Escolar e Departamento de Policia de Los Angeles (EUA) e tem por objetivo atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. A iniciativa nasceu da constatação de que a ação educacional, preventiva e de cunho estratégico era mais eficaz no combate às drogas e seu crescente poder de atração principalmente entre crianças e jovens.

Desenvolvido por um grupo de psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos o programa foi implantado com grande sucesso em todos os estados norte-americanos, sendo posteriormente levado a mais 60 países. O DARE iniciou as atividades no Brasil em 1993, através da Policia Militar do Rio de Janeiro e Policia Militar de São Paulo, recebendo o nome de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Em Santo Antonio o programa foi iniciado somente neste ano.

Priorizando o caráter social preventivo, o Proerd não foi implantado com objetivo de ser mais uma campanha de prevenção ao uso de drogas, mas sim, para preencher um hiato que é atribuído à Policia Militar pelas Constituições Federal, Estadual e Estatuto da Criança e do Adolescente, desenvolvendo nas crianças atitudes voltadas a resistir à pressão da oferta. A filosofia preventiva do programa se baseia na atuação do policial fardado nas escolas, estimulando e desenvolvendo na criança, habilidades que possibilitem as mesmas se manterem afastadas das drogas lícitas e ilícitas.

O programa também vem sendo considerado como uma vacina comportamental contra as drogas e a violência, não só abordando o modelo da educação afetiva e do estilo de vida saudável, mas também criando condições para que a criança aprenda a lidar com sua ansiedade, resistindo as pressões dos companheiros, elevando sua auto-estima, e ainda solidificando noções de cidadania.