quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Henrique admite que PMDB e DEM podem se aliar na sucessão de Natal



O deputado federal e líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, confirmou que o seu partido e o DEM do senador José Agripino e da governadora Rosalba Ciarlini poderão dividir o mesmo palanque na disputa pela Prefeitura de Natal em 2012. De acordo com o peemedebista, não há “impedimentos” à união com os democratas.

“O PMDB e o DEM já foram parceiros no Rio Grande do Norte. O senador [licenciado e atual ministro da Previdência] Garibaldi [Alves Filho] apoiou a eleição da governadora Rosalba [Ciarlini] no ano passado. Temos o melhor relacionamento possível com o DEM”, declarou o parlamentar.

Caso a negociação evolua para uma aliança, os peemedebistas devem indicar o vice do deputado federal democrata Felipe Maia, filho de José Agripino. O parlamentar tem dito que a candidatura a prefeito não está em seus planos, mas afirmou que sua decisão final depende do entendimento com o pai senador e com a governadora Rosalba Ciarlini.

O PMDB é o partido do vice-presidente da República, Michel Temmer, aliado da presidenta Dilma Rousseff (PT), a quem o DEM se opõe com vigor. Henrique, porém, não considera essa contradição um impedimento para compor com os democratas em Natal.

A conversa com DEM sinaliza que o PMDB não leva muito a sério a pré-candidatura do deputado estadual Hermano Morais, nome apontado pelo próprio Henrique Alves como aquele que representaria o partido na sucessão natalense. Há alguns dias, o líder peemedebista chegou a dizer que quem apostasse que a legenda não teria candidato em Natal terminaria “quebrando a cara”.

Além de Natal, PMDB e DEM negociam apoio em São Paulo e em Salvador. Pelo acordo, Gabriel Chalita (PMDB) seria o candidato à prefeitura paulistana, com o vice indicado pelo DEM. Em troca, os peemedebistas indicariam o vice do democrata Antônio Carlos Magalhães Neto na capital da Bahia.

Por Allysson Almeida - Portal NM