segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Terraplenagem do Estádio Arena das Dunas é iniciada no largo do Machadinho

Nesta segunda-feira (15), o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres, acompanhou o início da terraplenagem para início das obras do Estádio Arena das Dunas, base dos jogos do Mundial do Brasil em Natal. A área sul do Machadão, entre o portão 2 e a antiga creche Kátia Fagundes Garcia, onde será construído o campo, recebe máquinas que trabalham na limpeza da vegetação, a supressão vegetal.

O processo faz parte do primeiro estágio de obras do Estádio Arena das Dunas, administrado pela OAS, e envolve 80 profissionais que trabalham direta e indiretamente na sondagem, parte elétrica, drenagem e planejamento. De acordo com Charles Maia, diretor da empresa Arena das Dunas, 118 pontos de sondagem em relação à fundação foram feitos, mas apenas a área sul, mais importante para o estágio atual do projeto, foi concluída. Por esse motivo, a terraplenagem foi iniciada na área e a conclusão deve ocorrer em 45 dias, com a totalidade em 120 dias.

Para viabilizar as intervenções na área, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalhou na mudança de um poço de água situado no entorno do Machadão. Além disso, simultaneamente a terraplenagem, estão sendo feitos projetos executivos desenvolvidos por escritórios em São Paulo, de acordo com Charles Maia.

O diretor explicou ainda que a demolição do Machadão, que contempla apenas 20% do total da obra, deverá acontecer após a emissão da licença geral, que viabilizará todas as instalações e ações nas etapas seguintes da Arena das Dunas.

Segundo o secretário Demétrio Torres, a concentração de esforços está na terraplenagem e “não haverá impacto no prazo final das obras”. Torres esclareceu ainda que a demolição será mecânica, com a retirada do concreto, trituração do material e reaproveitamento nas camadas de aterramento do novo estádio”, encerrou.