sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Turismo muda regras para prestação de contas em convênios Mudanças devem ser publicadas no 'Diário Oficial da União' de sexta (12). Medida foi tomada




Do G1, em Brasília



O ministro do Turismo, Pedro Novais, assinou nesta quinta-feira (11) uma portaria que altera as regras para a prestação de contas por parte das entidades conveniadas com o ministério, informou a assessoria de imprensa da pasta.

As mudanças entram em vigor na sexta, quando deve ser publicada uma portaria no "Diário Oficial da União".

A portaria é uma das medidas tomadas pelo ministério após a Polícia Federal prender 36 pessoas na Operação Voucher, que investiga desvio de verbas com o suposto envolvimento de servidores e integrantes da cúpula da pasta, além de entidades privadas que firmaram convênios com o ministério.

O ministério estipula, na portaria, um prazo de 30 dias para que as entidades conveniadas entreguem a prestação de contas, com uma extensão para regularização da situação ou devolução de valores de mais 10 dias.

Antes, o prazo de extensão era de mais 30 dias.

Para as entidades que apresentarem a prestação de contas dentro do prazo estipulado, o ministério dará um prazo adicional de 15 dias para regulamentação de possíveis pendências.

As novas regras serão válidas para todos os convênios firmados com o ministério, sejam eles por governos estaduais ou municipais.

A portaria também proíbe a efetivação de convênio com entidades, sejam elas públicas ou privadas, que não consigam comprovar uma “boa e regular aplicação dos recursos públicos anteriormente recebidos”.