quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fábio Faria quer audiência pública para discutir altos preços de passagens aéreas para o Nordeste

A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) aprovou na tarde desta quarta-feira (7) requerimento do deputado federal Fábio Faria (PSD) para a realização de audiência pública com o propósito de discutir o alto custo das passagens aéreas para o Nordeste, o que tem gerado queda no fluxo de turistas brasileiros à região. Serão convidados ao debate o ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira, representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, das Empresas GOL Linhas Aéreas, TAM S/A, Avianca Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

“A região Nordeste é uma grande porta de entrada de turistas estrangeiros ao Brasil, mas vem sofrendo queda considerável no número de visitantes da Espanha, França, Alemanha e Itália, que enfrentam forte crise econômica, enquanto a demanda de outros países se mantém estagnada desde 2010. Com isso, o fortalecimento do turismo interno pode e deve ser uma alternativa à sobrevivência dessa atividade que se configura como a maior geradora de emprego e renda em diversos estados nordestinos, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, para citar alguns”, justificou o deputado.

Fábio Faria acredita que a baixa oferta de voos e o alto custo das passagens aéreas praticadas atualmente têm sido obstáculos a essa reação do setor. Segundo ele, a participação de membros de órgãos governamentais e de representantes das principais empresas nacionais de aviação na audiência pública é fundamental para que se esclareça a majoração de passagens para voos com destino ou origem em cidades nordestinas em relação a outras regiões brasileiras.