sexta-feira, 14 de maio de 2010

Lançamento do selo UNICEF é hoje.....

Para alcançar o reconhecimento de uma organização como as Nações Unidas, o trabalho de melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes envolve ações nas mais diversas áreas, como educação, saúde e assistência social.

É dessa forma que o município de Santo Antonio, a 75 km de Natal, quer conquistar a credibilidade necessária para ganhar o Selo Unicef. “Esse resultado envolveu um conjunto de fatores, desde um trabalho de resgate da cultura entre as crianças e adolescentes, passando pela implementação de programas em parceria com o governo, como é o caso do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que beneficia crianças, projetos de conscientização ambiental nas escolas, até o acompanhamento de gestantes pela unidade de saúde”, relata o prefeito da cidade , Dr. Gilson.

Segundo ele, as parcerias firmadas com o Governo Federal também é fator fundamental para o êxito das políticas públicas destinadas a essa parcela da sociedade.

No Rio Grande do Norte, dos 167 municípios, 165 participaram da edição passada e 43 destes conquistaram a certificação. Isso representa um aumento de 90,5% em relação ao ano de 2006, quando foram certificadas 21 cidades de um total de 148 inscritos. Todos os municípios que cumpriram as etapas do Projeto Selo UNICEF, mesmo aqueles que não conquistaram a certificação, registraram progressos expressivos na situação da infância e da adolescência, como a diminuição das crianças desnutridas, redução da distorção idade-série e o aumento do acesso de mulheres grávidas ao pré-natal.