segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PREVENÇÃO


Fábio Faria participa de formatura de alunos do Proerd-RN

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) promoveu neste sábado (11) o evento de formação dos alunos que participaram do projeto no segundo semestre de 2010. Oito mil alunos de 110 escolas estaduais e municipais participaram do “Show da Prevenção”, e fizeram o juramento “Não às drogas”. O deputado federal Fábio Faria, que preside a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack no Congresso Nacional, participou da formatura.

“O Proerd é sem dúvida um programa de grande importância para o nosso Rio Grande do Norte, por tratar desse tema tão relevante para a sociedade, já na infância. E o projeto tem o nosso apoio para continuar crescendo e auxiliando na conscientização das nossas crianças quanto ao risco que o consumo das drogas traz e o mal que essa prática causa à sociedade”, lembrou Fábio Faria.

Também prestigiaram o evento, realizado no Ginásio Nélio Dias, na Zona de Natal, o governador Iberê Ferreira de Souza, a senadora e governadora eleita Rosalba Ciarlini e representantes do Proerd, da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred) e de outras instituições.

A Cipred é responsável pelo desenvolvimento do Proerd no Estado. A Companhia atua em vários municípios do RN em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Promotoria da Educação do Ministério Público no Programa Ronda Escolar Comunitária, apadrinhado por Fábio Faria.

A Major Margarida Brandão, coordenadora do Proerd-RN, elogiou as ações do deputado do PMN no combate às drogas. “O deputado Fábio Faria faz um ótimo trabalho lá na Frente contra o crack, em Brasília, e também é o padrinho do nosso Ronda Escolar. Ficamos felizes por contar com ele nessa luta, que é diária e constante, preparando nossas crianças para um futuro melhor, longe das drogas”, lembrou.

Através do policiamento ostensivo preventivo nas imediações das escolas, iniciado em junho de 2010, a Ronda tem conseguido excelentes resultados na diminuição da ação de aliciadores e de confrontos entre grupos de jovens e traficantes de drogas, firmando-se como um forte parceiro das instituições de ensino na busca pela paz nas escolas.

Os cursos do Proerd duram quatro meses. Os instrutores visitam as escolas atendidas uma vez por semana e, durante uma hora de atividades, transmitem aos alunos ensinamentos que despertam o sentimento de responsabilidade com a saúde, a vida, o bem estar, o futuro e a paz social.