quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Santuário do Lima deverá receber milhares de fiéis no dia 1º de janeiro



Expectativa de recorde no número de visitantes ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no dia 1º de janeiro, dedicado à confraternização universal, é marcado por intensa romaria ao Santuário, localizado na Serra do Lima, zona rural de Patu.

De acordo com os responsáveis pelo Santuário, a exemplo do que ocorre todos os anos, em 1º de janeiro de 2011 não será diferente. "Com certeza o Santuário do Lima irá receber multidões de romeiros, vindas de várias partes do Rio Grande do Norte, do vizinho Estado da Paraíba e também de outros pontos do Brasil", disse o padre Tarcísio Weber.

Preparados para receber os visitantes, ele disse que em 1º de janeiro de 2011, os romeiros encontrarão no Santuário do Lima muitas mudanças, levadas a efeito por seu reitor e administrador, padre Domingos de Sá Filho, que para introduzir tantos benefícios no local conta com a ajuda valiosa dos padres Marconi Nunes (vice-reitor do Santuário), e George Lourenço, além de seminaristas.

A nova administração do Santuário recolocou em funcionamento a Pousada do Santuário, o restaurante da pousada e fez outras melhorias na infra-estrutura do Santuário. Na parte religiosa, aos domingos, foi aumentado o número de missas ali celebradas, que passou a ser duas. Além de outras mudanças também implementadas no sentido de assegurar mais conforte e comodidade para os visitantes.

Todo dia 1º de janeiro, ainda na madrugada as estradas que conduzem a Patu e, consequentemente, ao Santuário do Lima, ficam bastante movimentadas, com grande fluxo de vários tipos de veículos automotores (carros pequenos, ônibus, caminhões, caminhonetas e muitas motocicletas) levando romeiros para a Serra do Lima, um local de vasta beleza arquitetônica e também natural. Diante disse está sendo feito um trabalho de orientação aos visitantes para que o tráfego de veículos possa fluir de maneira mais tranquila.

O santuário aparece hoje como o ponto mais atraente do município de Patu, pelo seu clima, pelas suas belezas naturais. O espaço é constituído, propriamente de duas igrejas, uma térrea, circular, com pia batismal e altar em granito trabalhado e piso de mármore, onde são celebrados os atos litúrgicos diariamente. A outra fica no primeiro andar, circular e cônica, com uma acústica maravilhosa, com iluminação solar indireta.

Além dos atos religiosos, os visitantes também podem apreciar a barragem, e os barracas de vendedores de artigos religiosos.

No local existe a imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis que foi trazida de Portugal em 29 de Janeiro de 1758 pelo coronel Antônio de Lima Abreu Pereira e sua esposa Paula Moreira Braga Pessoa. Essa imagem, até hoje, ainda é venerada pelos milhares de devotos que visitam o Santuário do Lima