quarta-feira, 11 de maio de 2011

Açude Gargalheiras próximo da sangria; confira situação dos reservatórios no RN


O açude Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, situado no município de Acari, cidade que fica distante a 201 km de Natal, pode sangrar a qualquer momento. De acordo com a Prefeitura da cidade, com o volume das chuvas no interior do Estado, o açude apresentou até o fim de semana, 1 metro e 10 centímetros que separavam o volume de água da barragem. Nesta terça-feira (10), o volume de água para sangria caiu para apenas 98 centímetros.

Segundo a prefeitura, a expectativa é que o açude sangre até no máximo o fim de semana, principalmente, porque as chuvas na cidade de Currais Novos têm aumentado o que pode colaborar para a sangria do Gargalheiras.

Dnocs


O chefe técnico da coordenadoria Estadual do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), João Guilherme de Souza, confirmou que a sangria do açude Gargalheiras está próxima, mas tudo depende da quantidade de chuvas na região. Segundo ele, a Emparn prevê um índice pluviométrico considerável durante a semana.


Questionado sobre os principais reservatórios do Estado, o engenheiro apresentou o último relatório classificando quatro açudes que estão próximos da sangria: o Itans, em Caicó, ainda possui 1 metro e 95 centímetros; em Poço Branco, o açude Engenheiro José Batista Rego Pereira ainda possui 2 metros e 80 centímetros para ultrapassar a sua barragem, e por fim, em Pau dos Ferros, o açude permanece com 75% de sua capacidade, com 1 metro e 31 centímetros para a sangria.

Entre os menores, sangraram os açudes Arapuá, no município de José da Penha, Cruzeta, Currais Novos e Tororó, o Inharé e Santa Cruz, pertencentes à cidade, Marcelino Vieira, Mundo Novo(Caicó), Trairi(em Tangará) e Gangorra, em Rafael Fernandes.

(Por DN Online)