terça-feira, 10 de maio de 2011

II Encontro de Formação do Programa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em Santo Antonio-RN



Nesta sexta-feira, 06 de Maio, das 7:00 às 11:20, foi realizado mais um Encontro de Formação com os professores da Escola Municipal Maria Umbelino de Melo. A Temática abordada foi: “Deficiência Intelectual: Definição, Características e Orientações”. As reflexões e discussões, sob o direcionamento da Profª do Atendimento Educacional Especializado Ana Lúcia Bento, pautaram-se nos fundamentos teóricos das autoras Maria Teresa Mantoan, Rita Vieira de Figueiredo e Adriana Limaverde.

O encontro aconteceu em dois momentos: No primeiro, houve reflexões, questionamentos e discussões sobre a Deficiência Intelectual e a Síndrome de Down com sugestões de estratégias que favoreçam a participação, a aprendizagem e autonomia dos alunos com e sem deficiência.

No segundo momento, os professores se organizaram em grupo, por segmento, em que foi solicitado que apresentassem uma atividade de uma área curricular, com estratégias e recursos diversificados que contribua para a participação e aprendizagem de todos os alunos.

Depois cada grupo fez a socialização de sua ideia, que deverá ser executada em sala de aula comum no 2º Bimestre.

O Encontro foi muito proveitoso, contou com a participação de vinte e cinco professores, duas professoras da zona rural, uma do C.M.E.I. Profª Rosa de Araújo Maia e os demais professores da Escola Maria Umbelino. O grupo demonstrou satisfação e sugeriu a realização de uma oficina pedagógica para confecção de jogos educativos.

(Por Blog do AEE)