domingo, 22 de maio de 2011

Mais de 23 açudes do Rio Grande do Norte já estão sangrando


Pelo menos 23 açudes do estado do Rio Grande do Norte apresentaram acumulação de água acima da capacidade.
Os dados foram atualizados ontem (20), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

O Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras de Acari, sangrou na quinta-feira (19) e o Dourado, em Currais Novos, na última terça-feira (17). Ainda na Bacia Piranhas/Açu, outros açudes já haviam apresentado sangria como é o caso do Beldroega (Paraú), Mendubim e Armando Ribeiro Gonçalves (ambos em Assu), Pataxó (Ipanguaçu), Rio da Pedra e Alecrim (ambos em Santana do Matos), Novo Angicos (Angicos), Boqueirão de Angicos (Afonso Bezerra), Passagem das Traíras (São José do Seridó) e Cruzeta (Cruzeta) .

Na bacia Apodi-Mossoró os reservatório Encanto (Encanto), Santana (Rafael Fernandes), Marcelino Vieira (Marcelino Vieira), Riacho da Cruz II (Riacho da Cruz), Apanha Peixe (Caraúbas), Morcego (Campo Grande) e Rodeador (Umarizal) também apresentaram alta acumulação de água.

Outros açudes que estão com capacidade de 100% é o Campo Grande (São Paulo do Potengi), na bacia Potengi, e Santa Cruz do Trairi e Inharé (Santa Cruz) e Trairi (Tangará).

O último levantamento pluviométrico realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apontou que já choveu em janeiro de 2011 no estado 300,4 milímetros, quatro vezes mais do que o total de precipitação registrado no mesmo período de 2010.

Com o sangramento dos açudes aumenta a preocupação dos moradores de regiões próximas aos reservatórios, que correm o risco de transbordar.

As chuvas também estão provocando a danificação das estradas que em alguns pontos foram destruídas. Os coordenadores do DNOCS no estado, ainda não sabem precisar o número exato de açudes que estão sagrando no estado, já que existe um grande numero de açudes particulares que não são monitorados, mas deixaram claro que existe um bom número de reservatórios que não são monitorados que se encontram sagrando e muitos outros açudes estão prestes a sangrar, porque os municípios ainda não enviaram levantamento atualizado com a situação pluviométrica dos reservatórios.

No estado existem 53 açudes dos quais 32 são monitorados pelo DNOCS, todos com capacidade acima 25.000.00 m³ de água. O restante das bacias hidrogáficas é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

(Por Fabiano Souza)