terça-feira, 10 de maio de 2011

Os prefeitos e o que faltou receber de Lula




Os milhares de prefeitos que aportarão em Brasília esta semana não chegarão de mãos abanando. Carregam na mala estudo preparado pela Confederação Nacional dos Municípios para pressionar o governo em relação aos chamados “restos a pagar”.

A Confederação apresentará um mapeamento completo – e inédito – dos restos a pagar processados e os não processados do Orçamento Geral da União junto aos municípios, contendo o número de obras paralisadas ou que estão em andamento lento por conta da demora na liberação de recursos.

Outro estudo, da mesma CNM, mostrará que, apesar de a carga tributária ter sido de quase 40% nos últimos anos, estados e municípios vêm perdendo arrecadação em relação à União, que fica com a maior fatia do bolo. A redefinição de um novo pacto federativo, em que o dinheiro seja melhor dividido entre o poder central, estados e municípios, é uma demanda que vem crescendo, inclusive no Congresso.

As insatisfações são tantas que o Palácio do Planalto pode acabar sendo atropelado pela bola de neve que já vai crescendo na esteira das queixas de governadores, prefeitos e bancadas estaduais.

( Por Roberto Jefferson )