terça-feira, 3 de maio de 2011

Operação para matar Osama bin Laden começou em agosto



O paradeiro do líder da Al Qaeda foi descoberto e confirmado no fim do mês passado, e uma operação de guerra foi montada pelo exército americano para encontrá-lo

A operação militar que teria culminado na morte de Osama bin Laden começou em agosto do ano passado, quando o governo dos Estados Unidos teve pistas sobre o paradeiro de um dos principais seguidores do terrorista. Foram as primeiras informações seguras em mais de quatro anos de investigações. Em novembro de 2010, o governo teria confirmado que este seguidor era responsável por esconder Bin Laden. O paradeiro do líder da Al Qaeda foi descoberto e confirmado no fim do mês passado, e uma operação de guerra foi montada pelo exército americano para encontrá-lo. Segundo fontes do governo americano, a intenção era matar Bin Laden, e não prendê-lo. A ordem para o ataque foi dada pelo presidente americano Barack Obama na última sexta-feira, dia 29 de abril.

Abbottabad, a cidade onde Osama bin Laden foi encontrado
Em vez de cavernas escuras em montanhas remotas do Afeganistão, o esconderijo era um condomínio de luxo contruído em 2005 em Abbottabad, cidade de 90 mil habitantes nos arredores de Islamabad, no Paquistão. A construção, avaliada em mais de US$ 1 milhão, era uma espécie de bunker, com dois acessos principais e muros de três metros protegidos com arames farpados e guardas armados. Segundo a rede de TV americana ABC, a casa onde Bin Laden foi morto é oito vezes maior que as construções vizinhas, e não tinha telefones.

O ataque de ontem foi realizado por soldados da Marinha dos Estados Unidos e teria durado apenas 40 minutos. Quatro helicópteros teriam dado suporte à ação. Segundo um oficial paquistanês, os helicópteros decolaram de uma base em Ghazi, no noroeste do país. Em discurso, Barack Obama afirmou que houve tiroteio, mas nenhum militar americano ficou ferido. Os terroristas teriam atacado os militares americanos do telhado do bunker, usando lança-granadas contra os helicópteros americanos. Testemunhas dizem que o prédio ficou em chamas depois do ataque.

Osama Bin Laden teria sido morto com um tiro na cabeça. Um vídeo da rede de TV americana ABC mostra o que seria a mansão do terrorista depois da ação da Marinha americana. É possível ver um buraco imenso na parede e manchas de sangue em um colchão, que se espalham pelo tapete do cômodo. A identidade do líder da Al Qaeda será confirmada com exames de DNA e identificação facial. Junto com Bin Laden teriam sido mortos um de seus filhos homens, dois seguidores e uma mulher que teria sido usada como escudo humano. Duas mulheres ficaram feridas.

Uma autoridade do governo americano afirmou que a ação foi acompanhada em tempo real por Leon Panetta, diretor da CIA, direto da sede da agência em Langley, no estado da Virgínia. A informação da morte de Bin Laden teria sido recebida com uma longa série de aplausos de agentes e funcionários.

(Por Redação Época com Agência EFE)