sábado, 23 de outubro de 2010

Chuva no sertão do RN anima agricultores



Uma frente fria oriunda da Argentina, que derrubou as temperaturas no Sul e Sudeste e conseguiu chegar até o norte do Nordeste, foi a responsável pela chuvas no interior do Rio Grande do Norte. A explicação é da Emparn, que prevê novas precipitações para este sábado no Seridó, Oeste e Vale do Açu.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, a combinação de frente fria com a umidade que vem do oceano Atlântico modificou as condições climáticas nessas regiões. “Estamos sob atuação do fenômeno La Nina e isso sinaliza com chuvas no Nordeste e seca do Sul’, disse o meteorologista.

De acordo com relato de blogueiros, de quinta para sexta-feira choveu em Currais Novos, Acari, São João do Sabugi, Cruzeta, São José do Seridó, Serra Negra do Norte, Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, São Fernando. As chuvas foram de pequena intensidade, mas vieram acompanhadas de relâmpagos e trovões.

Também há informações de chuvas em municípios do Vale do Açu e da região Central. Em Santana do Matos, onde o inverno de 2010 foi o mais irregular dos últimos tempos, (com chuvas de 500 milímetros na área de Serra Branca, e de 123 mm no distrito São José da Passagem), agricultores de Serra do Gado, Riacho Fechado e Macaco estão queimando xiquexique para salvar o rebanho bovino.

As chuvas, alerta Gilmar, não configuram a chegada do inverno no sertão nordestino, mas são uma boa sinalização do que pode acontecer em 2011.