quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Urnas do 2º turno começam a ser preparadas


Começou nesta segunda-feira (18) a preparação de mídias usadas nas urnas eletrônicas para a votação do segundo turno no dia 31 de outubro. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), os trabalhos serão realizados até amanhã no centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE).

Para a coordenadora de eleições da secretaria, Ana Esmera Fonseca, para o segundo turno o padrão é gerar apenas a mídia de resultado, pois as máquinas são projetadas para reconhecer que o disquete ou o pen drive que irá ser inserido trata do segundo turno.

Quando for feita a carga das urnas, na etapa seguinte, cada equipamento receptor de votos irá reconhecer rapidamente as informações relacionadas aos dois candidatos que disputam a eleição presidencial no segundo turno : Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

Os equipamentos modelo 2009 já utilizam pen drive. "Só preparamos a urna com carga total no caso dela ter apresentado defeito no primeiro turno, o que é a minoria”, explica a coordenadora.

Esta semana, cerca de 40 servidores do Tribunal estarão a serviço da preparação das eleições no RN, na preparação e carga das urnas. “Estamos iniciando por volta das 7h30. O final vai depender muito do andamento dos trabalhos, mas creio que terminaremos cedo”, acrescenta Ana Esmera Fonseca.

CARGA

Entre a quarta e a sexta-feira (22), acontece a carga das urnas de Natal e Parnamirim. A capital tem 524.497 eleitores aptos a participar do pleito, 207 locais de votação e 1243 seções. A terceira maior cidade potiguar, conta com 96.406 cidadãos em condições de exercer o voto, 50 locais e 274 seções eleitorais.

Em 28 zonas eleitorais, os trabalhos relacionados à carga também irão ocorrer dos dias 20 a 22 de outubro. No restante, a ação ocorrerá entre os dias 25 e 29, quando um servidor da área de informática do TRE/RN se deslocará até cada circunscrição para fazer este serviço. Sem contar com as urnas de Natal e Parnamirim, serão mais 5116 máquinas deste tipo a serem preparadas para as eleições nos outros 165 municípios potiguares.