segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Rosalba deve iniciar mandato com maioria na Assembleia


A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) deve iniciar o mandato em 1º de janeiro com pelo menos 14 dos 24 deputados estaduais integrando a bancada de sustentação do governo. Ela já tem o apoio integral do PMN, DEM, PV, PSDB e de parte do PMDB. A soma, por enquanto, aponta para 13 parlamentares aliados, mas a expectativa é que até o início do próximo ano no mínimo mais deputado venha a aderir à bancada governista. O PMDB, legenda com o maior número de parlamentares eleitos, permanece indefinido quanto ao posicionamento no âmbito da Assembleia Legislativa. O líder do partido, deputado José Dias, informou que por enquanto dispõe apenas da companhia de Walter Alves (PMDB) no rol de aliados peemedebistas do Executivo. “Gustavo Fernandes e Nélter Queiroz já disseram que não apoiarão e que farão oposição em qualquer circunstância”, assinalou.

Robinson Faria vai deixar a presidência da Assembleia para assumir o mandato de vice-governadorA expectativa do governo é de que Poti Júnior (PMDB) e Hermano Morais (PMDB) não ofereçam resistência em formalizar o apoio ao governo Rosalba Ciarlini. “Eu creio que não fecharemos questão no sentido de apoios dentro da Assembleia. Há aqueles que já se disseram oposição e os que ainda não conversamos”, assinalou o parlamentar.

A governadora eleita terá ainda o apoio irrestrito dos deputados Getúlio Rêgo e Leonardo Nogueira, ambos do seu partido, o DEM. O PMN, legenda sob o comando do vice-governador eleito Robinson Faria, com três deputados eleitos, também se integrará à base de apoio governista. O PV e o PSDB, com um parlamentar cada, já se constituem em aliados.

O grupo oponente deve ser capitaneado pelo PSB, maior partido da oposição e que é comandado pela ex-governadora Wilma de Faria e pelo governador Iberê Ferreira de Souza.

A legenda deve se constituir no símbolo da oposição à Rosalba Ciarlini. Outros partidos de menor representatividade, e que obtiveram apenas um eleito, como é o caso do PTB (Ezequiel Ferreira de Souza), PHS (Fábio Dantas), PDT (Agnelo Alves) e PT (Fernando Mineiro) também devem integrar a bancada de oposição. O PV, de Gilson Moura, e o PR, no que concerne à Vivaldo Costa, seguem com o grupo da governadora eleita. Já George Soares, também do PR, deve seguir na oposição.

(Por Tribunaoline)