domingo, 24 de julho de 2011

Maurício de Souza inova mais uma vez com Turma da Mônica


Maurício de Souza, criador da clássica história em quadrinhos Turma da Mônica, vai inovar mais uma vez no enredo e construção dos personagens. Em entrevista à Folha, o autor revelou que vai aumentar ano a ano a idade dos componentes da turminha. “Gibis, jornais, remédios e alimentos têm prazo de validade”, disse. “Você tem de rejuvenescer, se adaptar”.

O amadurecimento dos jovens personagens permitirá a eles viver situações do mundo dos adultos. Como prestar vestibular, casar, ter filhos, alistar no Exército, entre outras atividades. O “folhetim”, como quadrinista define o novo formato, será uma história ininterrupta e para sua composição contará com uma equipe de médicos e psicólogos.

Em 2008 foi a primeira vez que houve modificação no enredo da trama. Depois de passarem 5 décadas com a idade de 7 anos, Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e seu amiguinhos viraram pré-adolescentes. Começaram a ficar, diminuíram as brincadeiras, mas não a diversão. O bom humor continuou sendo o foco do quadrinista Maurício de Souza ao criar a Turma da Mônica Jovem.

As consequências destas mudanças vão além do plano dos gibis. Souza, que é seu próprio empresário, diz querer transformar seu negócio. “Deixará de ser histórias em quadrinhos”, ele planeja também montar eventos nos aniversários dos personagens. As transformações vão começar em 2012.

(Por Na Boca do Mundo)