quinta-feira, 7 de julho de 2011

Prefeitos, Gestores e o MDS avaliam o Programa de Aquisição de Alimentos


O coordenador do PAA Municipal (programa de Aquisição de Alimentos) modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar, Augusto Severo esteve em Brasília nesta quinta (30) e sexta-feira (1º) para participar de oficina nacional sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS). O encontro com prefeitos e gestores públicos de 150 municípios pretende avaliar o programa, trocar experiências e alinhar estratégias de ação do Plano Brasil Sem Miséria.

A oficina foi aberta às 9h, com o painel sobre o Plano Brasil Sem Miséria, principais programas e ações a serem implementadas na inclusão produtiva e na oferta de serviços públicos, desafios e oportunidades através da parceria com os municípios. Participam do debate as secretárias do MDS Maya Takagi, de Segurança Alimentar e Nutricional, e Denise Colin, de Assistência Social; a coordenadora geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Albaneide Peixinho; e o coordenador de Comercialização de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marcos Antônio Leite.

O PAA visa contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas atendidas pela rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição (Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Bancos de Alimentos) e pela rede socioassistencial, além de promover a inclusão econômica e social no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Os alimentos são adquiridos diretamente de agricultores familiares ou de suas organizações (cooperativas e associações), dispensada a licitação, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados nos mercados locais e/ou regionais. Por ano, os agricultores podem vender ao programa R$ 4,5 mil.

-80020