sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mesmo com aprovação de projeto, policiais ameaçam entrar em greve

Roberto Campos, presidente da ACS, comentou a aprovação da matéria e as reivindicações da categoria.

Kyberli Gois
Os deputados estaduais devem votar a Lei de Promoção dos Praças na próxima terça-feira (20). A matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e agora aguarda o parecer dos deputados.

Enquanto isso, os soldados da Policia Militar e Bombeiros ainda ameaçam entrar em greve. A categoria cobra do Governo outras reivindicações. Para comentar o assunto, o RN Acontece da Band desta sexta-feira (16) recebeu o Presidente da Associação de Cabos e Soldados do Rio Grande do Norte (ACS), soldado Roberto Campos.

“Os policiais se sentiram traídos por que no último dia 22 de abril foi prometido aos policiais que haveria negociação e não houve nenhum tipo de conversa. Diante dessa situação já foi marcado e comunicado a mais de 10 dias ao Governo do Estado que próximo dia 19 haverá uma paralisação da atividade como um grito de socorro”, disse.

Ainda sobre o assunto Roberto Campos declarou. “Infelizmente os governos de todo o país se aproveitam da nossa condição jurídica de ser vedado o direito de greve. Então, isso na verdade não se trata de terrorismo e sim de um grito de socorro”, acrescentou.

Segundo o soldado os policiais militares têm o pior salário da segurança pública. “Hoje um soldado militar no RN recebe bruto R$ 2.200”, completou.

O presidente da ACS comentou que a pauta de reivindicações da categoria conta com 11 e, após a paralisação onde a categoria se manteve acampada em frente a Governadoria, no Centro Administrativo, uma reunião com o Governo foi realizada.

“Nessa reunião foi dito que a Lei de Promoção dos Praças seria encaminhada à Assembleia até o dia 30 e as outras pautas seriam discutidas até o dia cinco (de abril). Foi dito também que as pautas são possíveis de resolver. Algumas de imediato e outras após a Copa do Mundo, antes da eleição”.

Ainda dentro das reivindicações da categoria está a má qualidade dos alimentos oferecidos aos soldados. “O problema da alimentação está um caso terrível. Quase semanalmente policiais passando mal devido alimentação que esta sendo servida. É um absurdo”.

“A própria governadora em uma formatura no quartel prometeu acaba com as diferenças das policias. Hoje, a diferença salarial é de um coronel para um delegado de polícia é de 56,7%”, contou Roberto Campos sobre o pedido de reajuste salarial.

Na próxima terça-feira (20) a Assembleia a vota da Lei Complementar que trata do regime de Promoção de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do RN. A matéria foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), durante reunião realizada na manhã de ontem (15).