domingo, 18 de maio de 2014

Uso da água sanitária pode ser uma estratégia na prevenção da dengue

Rio Grande do Norte registrou mais de 2.200 casos de dengue, com cinco óbitos notificados e Natal apresentou uma queda nos números da doença.
Kyberli Gois
Somente nos primeiros meses de 2014, o Rio Grande do Norte registrou mais de 2.200 casos de dengue, com cinco óbitos notificados. Os números foram divulgados durante o a edição deste ano do Fórum em Defesa da Saúde Pública do RN.

No último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde e levantados pelo Centro de Zoonoses de Natal (CCZ) divulgado no dia 14 deste mês, mostrou que o primeiro quadrimestre (janeiro, fevereiro, março e abril) de 2014 foram notificados 474 casos de dengue, uma incidência de 55,51 casos por 100 mil habitantes. Os números representam uma redução de 31,21% de notificações, quando comparado ao mesmo período de 2013.

Diante desses números, é importante que a sociedade norteriograndense faça sua parte para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, da doença. Para isso, um produto bastante usado pelas donas de casa pode ser um grande aliado: água sanitária.

Adicione água sanitária na proporção de uma colher de sopa por litro de água, devendo ser usada em ralos e na rega das plantas, entre outras situações. A mistura não fará mal às plantas e evitará o desenvolvimento do mosquito.

Outra dica fácil e eficaz é colocar o equivalente a duas colheres de hipoclorito de sódio por litro de água no vaso sanitário, nos ralos do banheiro, cozinha e a área de serviço. Esse é um cuidado indicado principalmente antes de viajar, quando a casa fica fechada por algum tempo.

A dengue é uma doença séria e pode levar a óbito. Entre os principais sintomas da pessoa infectada estão dores abdominais, febre alta, dores de cabeça, dor por trás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, náuseas e vômitos, dores no corpo e cansaço. Se for um quadro mais agravado como a dengue hemorrágica a pessoa pode apresentar sangramento.

Então, para evitar a doença, tome todos os cuidados e deixe a sua família e vizinhos protegidos. Se apresentar os primeiros sintomas, procure orientação médica, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças como a gripe.