segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Dilma vence em 148 municípios do RN
A presidente eleita, Dilma Rousseff, venceu o pleito no âmbito do Rio Grande do Norte com 59,54% (979.772) das intenções do eleitorado contra 40,46% (665.726) do candidato José Serra, do PSDB – uma maioria de 314.046 votos. No Estado, 2,46% dos eleitores optaram pelo voto em branco, enquanto que 4,56% se decidiram pela anulação. A abstenção foi de 21,55%. Dilma Rousseff venceu em 148 dos 167 municípios potiguares. José Serra obteve êxito em 19, incluindo-se a capital, onde a petista havia vencido no primeiro turno. A derrota da representante do PT em Natal se deu após a adesão da prefeita Micarla de Sousa (PV), que apoiou Marina Silva (PV) na primeira fase.
As principais lideranças políticas do Rio Grande do Norte, em geral, não conseguiram transferir para os aliados os votos somados no primeiro turno. Além de Natal, que deu a Dilma Rousseff a mais substancial derrota do estado em termos absolutos – José Serra somou 13.461 votos a mais – a governadora eleita, Rosalba Ciarlini (DEM), também viu o seu candidato com uma votação inexpressiva em Mossoró, seu principal reduto eleitoral, sobretudo se for o caso de comprar a expressiva votação da democrata na eleição para o governo.
Mossoró deu a José Serra apenas 39% (46.701) dos votos válidos, enquanto Dilma alcançou 61% (73.046) da preferência do eleitorado. O município natal do vice-governador eleito, Robinson Faria (PMN), Monte Alegre, também deu ao candidato tucano – Robinson apoiou Rousseff – maioria dos votos com o percentual de 55,89%.
A região do Alto Oeste deu à ex-ministra da Casa Civil do governo Lula da Silva, em termos percentuais, a mais expressiva votação. No município de Água Nova, no Alto Oeste, ela obteve 92,26% do votos, enquanto que José Serra apareceu com 7,34%.
Dilma Rousseff teve ainda a preferência entre os eleitores das nove cidades-pólo do Rio Grande do Norte. Ela ganhou em Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Currais Novos, Caicó e Assu, João Câmara.
Entre os municípios da região metropolitana de Natal José Serra se saiu melhor em termos de número de votos absolutos. Além de Monte Alegre, ele venceu ainda em Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Em número de cidades a vitória maior foi de Dilma, que venceu em Extremoz, Ceará-Mirim, Macaíba, Nísia Floresta e São José de Mipibu.
O município de Parelhas, na região do Seridó, cujo prefeito Francisco Medeiros é do PT no Rio Grande do Norte, reverteu a votação desfavorável do primeiro turno e consolidou a vantagem de Dilma Rousseff na segunda fase da campanha.
Os petistas comemoraram durante a noite de ontem e madrugada de hoje na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante a apuração, militantes do partido já faziam uma pequena aglomeração no pátio montado com telão para acompanhar as parciais do pleito. A prefeita Micarla de Sousa, o senador Garibaldi Alves e os deputados Henrique Alves e João Maia acompanharam a apuração em Brasília, em um hotel reservado para aliados políticos, entre eles o vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB).
Além de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, Serra venceu em Barcelona, Boa Saúde, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Espírito Santo, Galinhos, Goianinha, Jaçanã, Monte Alegre, Passa e Fica, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, São Bento do Trairi, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento e Vera Cruz.
Em Mossoró, Dilma teve uma maioria de 26.345 votos. Em termos percentuais, a candidata do PT teve 61% dos votos válidos enquanto o candidato da governadora eleita Rosalba Ciarlini somou apenas 39%. Em Parnamirim, Serra já havia ganho no primeiro turno e repetiu a dose no segundo.
(por Tribunaonline)
-16506