quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Imprudência e álcool são as principais causas de acidentes no trânsito da região


A quantidade de acidentes no trânsito no feriado do final de semana passado assustou: ao todo, foram 51 no Rio Grande do Norte - isso considerando só as rodovias federais. O número é considerado alto e, de acordo com o diretor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o inspetor Roberto Cabral, representa bem o atual quadro de educação no trânsito da região. São dois os maiores fatores de risco no Estado: imprudência e álcool. E é em Mossoró, diz ele, que se encontram os piores casos.

"A bebida, apesar de apresentar também um quadro de gravidade, sai perdendo para a imprudência no trânsito. As pessoas insistem em desobedecer à sinalização, fazer ultrapassagem errada, conduzir em velocidades acima das permitidas", afirma o inspetor. Para ele, isso se agrava ainda mais pelo "crescimento vertiginoso" do número de veículos no Estado: "Em apenas cinco anos, a quantidade de carros e motos quase dobrou no Estado".

Cabral explica que a junção destes dois fatores - imprudência mais quantidade de veículos - vem preocupando as autoridades. A isto, soma-se o grave problema que se enfrenta com o veículo de duas rodas, que representa 48% da quantidade de acidentes de trânsito no Estado.

Segundo o inspetor, a cidade onde há a maior quantidade de transportes desse tipo no Estado é Mossoró. "Então, o quadro é desfavorável e a gente sabe que o mossoroense é bastante imprudente, tanto que é comum dizer que é mais difícil dirigir nessa cidade do Oeste do que na capital. E é realmente o que a gente vem constatando", afirma.