quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Homenagem aos Servidores da Educação



A Secretaria Municipal de Educação organizou no último dia 05/11 um evento para homenagear os funcionários da educação, onde estiveram presentes em média 180 pessoas.

No evento foi entregue uma placa de honra ao mérito à professora Mércia Fontoura, pela conquista obtida em parceria com o aluno Jerônimo Pereira na Olimpíada de Língua Portuguesa, além do sorteio de vários netbooks e um kit aos professores e demais servidores.

O momento mais importante foi a entrega do Plano de Cargos, Carreira e Salários – PCCS aos professores que, pela primeira vez na história da educação do nosso município, têm acesso ao plano.

“Esperamos que este ato sirva de exemplo aos demais municípios pois democracia não se discursa, se pratica”, disse a Secretária de Educação Profª Conceição Anselmo, que demonstrava sua alegria em estar participando de um momento inédito na educação santoantoniense.

O Prefeito Dr. Gilson Geraldo, que iniciou sua vida acadêmica nas escolas pública desta cidade, emocionou-se ao entregar o plano aos professores.


Eis trechos de seu discurso:


“Boa noite. Estar entre professores é sempre um motivo de alegria para mim, principalmente quando encontro colegas com as quais estudei como Anadaise, Branca, entre outras.

Iniciei minha vida estudantil na comunidade da Micaela, depois estudei em escola da cidade, vinha em pau-de-arara, a pé.

Não foi fácil, mas me orgulho de tudo que vivi para poder estar aqui, prestando esta homenagem a profissionais de extrema importância para o desenvolvimento de nosso país.

Quando assumi a prefeitura desta cidade, foi principalmente com a vontade de contribuir para a melhoria de vida de nossos munícipes. Nunca consegui me afastar desta cidade. Nem mesmo quando perdi a campanha.

Qual não foi minha surpresa ao assumir a prefeitura e descobrir que entre o querer e o fazer se constituía numa distância maior do que eu havia imaginado. Os desafios são muitos e pela propaganda que havia em relação a educação, eu não imaginava que iria encontrar escolas tão sucateadas, algumas sequer havia bujões, fogões, até sem cozinha, alunos estudando em casas alugadas, falta de prestação de contas da merenda escolar.

Confesso a vocês que fiquei assustado. Sei que ainda não há muito a se comemorar, mas sei também que, dentro das limitações impostas, muito já foi feito.

O Plano de Cargos e Salários oportunizou que professores que há quase 20 anos que não haviam tido sequer o direito de mudar de letra, tivessem sua situação regularizada.

Atendemos as reivindicações do SINTE e trabalhamos em regime de parceria.

Melhoramos a estrutura física de várias escolas, entre elas a Maria Umbelino na cidade, a de Cajazeiras, de Gravatá e adequamos as demais para o recebimento dos laboratório de informática.

Resgatamos o prédio onde funciona a EM Dr. Hélio Barbosa e ainda construímos 04 salas de aula e ampliamos o laboratório de informática.

Retiramos os alunos das casas alugadas e os colocamos em um prédio com estrutura de escola, o Balão Mágico.

Em virtude da falta de prestação e de documentação da merenda escolar, ano passado ficamos 03 meses sem receber o recurso do Governo Federal o que nos proporcionou prejuízo, mas não deixamos que faltasse merenda um dia sequer, atendendo ao cardápio nutricional elaborado pela nutricionista.

Conseguimos um micro-ônibus e estamos aguardando um ônibus, além de termos cumprido a promessa da frota escolar ser fechada, erradicando assim o pau-de-arara.

Possibilitamos que os cursos provenientes do Governo Federal, Estadual e UNDIME em parceria com a Prefeitura fossem todos realizados em tempo hábil disponibilizando material, alimentação, camiseta, além do apoio incondicional da Secretaria de Educação.

E tudo que fizemos até agora foi proveniente de recursos próprios sem atrasarmos o salário dos professores. Quero aproveitar para parabenizar a Prof.ª Mércia Fontoura pela conquista na olimpíada de Língua Portuguesa.

Não irei me estender, mas quero deixar aqui meus agradecimentos a todos que fazem a educação deste município. Aos vigias e merendeiras, agentes administrativos, professores, diretores, equipe da Secretaria de Educação.

E entregar este plano a vocês professores é garantir o direito ao acesso da lei que rege a vida profissional de todos. Peço ainda que, independente da religião e do partido político, orem, rezem e peçam a Deus para que possamos superar os desafios e melhorarmos a cada dia a educação de nosso município e consequentemente a nossa vida e a vida dos nossos.

Muito Obrigado!”

Ao término da solenidade foi servido um jantar ao som de Salatiel Show.

(por Giliard Faustino)