domingo, 14 de novembro de 2010



Exercício Cruzex 5 promove o evento "Portões Abertos" para mostrar à população trabalho desenvolvido na Base Aérea.

Treinamento de guerra que segue até 19 de novembro. As portas da Base Aérea de Natal estiveram abertas à população, que pode entender neste sábado (13) o que é o Exercício Cruzex 5, treinamento de guerra que segue até 19 de novembro.

O “Portões Abertos” contou com exposições das naves de caça, além de carros antigos, banda de música, apoio médico e tendas com artigos relacionados à Aeronáutica e terminou às 1630. A entrada é gratuita.

O ponto alto da programação foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 15h30. No resto do dia, dentre os atrativos, a população pôde ver simuladores de vôo, onde se pode pilotar virtualmente uma aeronave T-27 da Força Aérea Brasileira. As crianças também podem se divertir com a oficina de aviões de papel e até entrar em uma nave para fotografar.

A ideia é fazer com que a população entenda o que é o treinamento. Uma grande área envolvendo Natal, Fortaleza e Recife se transformou em três países que estão em conflito pela divisão territorial. “A guerra é simulada. O treinamento é real”, explica um dos diretores do exercício, o coronel Tosta. “No nosso sistema existem até jornais que divulgam as notícias da guerra”.

O país Vermelho invade o país Amarelo, motivando a formação de uma força de coalizão por parte do Azul, para expulsar o invasor da nação vizinha. Na briga, há um contexto de interesses econômicos ligado à posse de recursos naturais e ainda genocídios étnicos, de acordo com o coronel.

Na fase em que se encontra o treinamento, a terceira, será realizada forte ofensiva e manobra, para a expulsão do país Vermelho do Amarelo.

(Por Numinoto.com)