segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Brasileira Marta é eleita melhor jogadora do mundo pela 5ª vez



-A brasileira Marta conquistou nesta segunda-feira, em Zurique, o troféu da Fifa de melhor jogadora do mundo pelo quinto ano consecutivo, superando na votação as outras duas finalistas, as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj.
Marta, que venceu neste ano o campeonato norte-americano (Women Profesional Soccer Championship) com o Gold Pride, já havia levado o troféu em 2006, 2007, 2008 e 2009.

"Nada teria sido possível sem as pessoas que me acompanham no dia a dia, minha família, minhas companheiras de equipe e de seleção. Sem todas estas pessoas, eu não teria alcançado essas conquistas, que não consigo acreditar", disse Marta após receber o prêmio.

Na eleição de melhor jogadora votaram os técnicos e as capitãs das equipes das federações associadas à Fifa, além de 154 jornalistas estrangeiros.

Após esse novo prêmio, Marta espera oferecer ao Brasil o título no Mundial da Alemanha-2011.

A jogadora, que atualmente defende o Santos, foi vice-campeã do mundo na China-2007, após perder a final contra a Alemanha por 2-0, em uma partida na qual a atacante perdeu um pênalti.

Além disso, Marta também ficou em segundo lugar com o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, e Pequim-2008, em ambas ocasiões perdendo para os Estados Unidos na final.

"Este ano é muito especial devido ao Mundial da Alemanha-2011 e queremos vencê-lo, já que é um título que no passado tivemos em nossas mãos, mas que, por detalhes pequenos, não conquistamos", afirmou a brasileira.

Marta reconheceu que ganhar um quinto troféu da Fifa como melhor jogadora do ano foi um dos objetivos que fixou no início da temporada.

"A cada ano que começo a trabalhar projeto este objetivo. O tenho em mente, mas minha cabeça também está na equipe, com a ideia de trabalhar de forma coletiva e depois colher os frutos", disse Marta.

A atacante brasileira afirmou estar feliz com o ano de 2010. "Destacaria o campeonato norte-americano conquistado com meu clube. Em 2009, trabalhamos muito bem, mas foi em 2010 que ganhamos o título. Por outro lado, se classificar para o Mundial da Alemanha com o Brasil também é uma boa lembrança", disse.