quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PMDB define segunda-feira nome para ocupar a 1ª Secretaria da Assembléia Legislativa


Na próxima segunda-feira(24) a bancada do PMDB vai se reunir para decidir qual o deputado do partido que irá concorrer à 1ª Secretaria da mesa diretora da Assembléia Legislativa.
Reunião está prevista para às 10 horas, na sede do partido, em Candelária.
Dos 6 deputados da bancada peemedebista, quatro estarão disputando a indicação do partido: Poti Júnior, Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Nelter Queiroz.
Apenas José Dias e Walter Alves não estão na disputa. Segundo o blog apurou, Dias e Waltinho tendem a votar em Poti.
Resta saber se os deputados Raimundo Fernandes(PMN) e Gustavo Carvalho(PSB) irão retirar suas candidaturas à 1ª Secretaria.


Pelo critério da proporcionalidade, o PMDB indicaria a 1ª secretaria e o PSB ficaria com a 1ª vice-presidência

Caso haja um consenso para a 1ª secretaria da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, cabendo ao PMDB a indicação do nome que ocupará o cargo, o PSB deverá indicar o 1º vice-presidente da Casa.
É que o partido conta com uma bancada de 4 deputados, a segunda maior da Assembléia, juntamente com o PMN.
Como o PMN já estará contemplado com a presidência da AL, com o deputado Ricardo Motta, caberá ao PSB ocupar a 1ª vice-presidência pelo critério da proporcionalidade.
A 2ª vice-presidência seria ocupada pelo PR ou o DEM. Tanto o DEM como o PR contam com uma bancada de dois deputados.
Caso o DEM fique com a 2ª vice-presidência, caberia ao PR a indicação do nome para a 2ª secretaria e vice-versa.
Os demais partidos – PV, PT, PTB, PSDB, PHS e PDT – que só elegeram um deputado cada, disputariam a 3ª e 4ª secretarias, caso seja adotado o critério da proporcionalidade.
As articulações para a composição da Mesa Diretora da Assembléia estão sendo comandadas pelo deputado Ricardo Motta, que é o nome de consenso para a presidência da Casa, e pelo vice-governador Robinson Faria.
O trabalho dos dois é costurar um consenso em torno da composição da futura Mesa Diretora da AL, evitando que haja disputa para a 1ª secretaria e para a 1ª vice-presidência.