segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Saiba que cuidados tomar ao dirigir em dias de chuva



Estima-se que os casos de danos em automóveis, decorrentes de alagamento, tripliquem nos períodos de chuvas.


Dirigir em dias de chuva requer atenção redobrada.Durante toda a semana, o portal Nominuto.com mostrou os estragos causados pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Norte nos últimos dias. Açudes transbordaram, barragens ameaçando romper e rodovias cedendo. No entanto, não são só os problemas de infraestrutura que ameaçam e põem em risco moradores e motoristas.

O número de acidentes de trânsito tende a aumentar em dias de chuva. Estima-se que os casos de danos em automóveis, decorrentes de alagamento, tripliquem nos períodos de chuvas. Por isso, o Nominuto.com foi falar com quem entende do assunto para orientar você, motorista, a dirigir em dias de chuva.

De acordo com o instrutor de pilotagem Leonardo Gouveia, as recomendações básicas, independente de se tratar de chuva fina ou pancada, são: diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa e o desembaçador.

“É muito importante também que o motorista respeite a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da frente”, destacou Leonardo.

Dirigir já é uma atividade que, em dias normais, requer atenção. Em dias de chuva, essa atenção deve ser redobrada, pois a visibilidade é reduzida em torno de 40% e a capacidade de manobras também é prejudicada.

“O que a gente observa é que muitos motoristas não prestam a devida atenção e, por isso, em dias chuvosos os números de colisões entre veículos aumenta em torno de 30% em algumas cidades”, revelou o instrutor de pilotagem.

As recomendações vão desde o momento em que o motorista está fora do veículo, em um lugar seguro, até quando perde o controle da direção em uma via alagada.

Em dias de chuva a atenção deve ser redobrada.

Confira as dicas para dirigir tranquilo em dias chuvosos:

• O rádio no carro ou a televisão antes de sair de casa são grandes aliados. Fique atento às notícias sobre pontos de alagamento. Nos dias com chuvas intensas, evite circular por trechos com histórico de risco de alagamento.
• Acenda o farol baixo, pois além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar uma colisão. Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado.
• Verifique os limpadores de para brisas e o desembaçador. Quando acionar o pára-brisa, use-o com o esguichador. Mantenha a velocidade do limpador de pára-brisa no mesmo nível que o volume de água. As palhetas devem ser trocadas uma vez por ano e o reservatório deve sempre ter água mesclada com detergente neutro ou aditivos.
• Trafegue com velocidade 30% a menos que em dias de sol;
• Mantenha distância de pelo menos dois carros em relação ao veículo que trafega a sua frente. Em dias de chuva é necessário o dobro do espaço dos dias ensolarados para frear com segurança. Verifique os freios do seu carro, pois o asfalto molhado prejudica a frenagem.
• Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dentro do carro. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só piora a situação. Tente deixar os vidros uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros. Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, ligue o ar quente.
• Se conseguir identificar que a altura da água ultrapassará o centro da roda, não tente atravessar o alagamento. Quando não for possível ver a profundidade, o risco de cair em um buraco, do carro parar ou até mesmo aquaplanar é grande. Se optar por atravessar um ponto alagado, engate uma marcha de força primeira ou segunda é vá atravessando a rua onde está alagada, não pare o veículo. Não é necessário passar ligeiro, só acelere constantemente até atravessar, pois acelerando constantemente vai evitar que a água entre pelo cano de escape;
• Se o pneu deixar um rastro grosso no asfalto, por uma boa distância, significa que ele não está numa situação perigosa. Agora, se as marcas estão muito próximas ao automóvel ou não existem, infelizmente está perto de um possível desastre.
• Não freie bruscamente e nem faça manobras perigosas.
• Se não sentir segurança em conduzir o veículo, não pense duas vezes em procurar um lugar fora do acostamento para parar e esperar a chuva passar.
• Os primeiros 30 minutos de chuva são os mais perigosos, pois a poeira acumulada na rua juntamente com os resíduos de óleos que são jogados pelos carros mais a água da chuva, deixam o asfalto escorregadio.